Prefeitura de Aparecida de Goiânia assina termo de cooperação com o Codese

Por Lígia Mariani

27 de abril de 2018

Foto: Enio Medeiros

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, assinou nesta sexta-feira 27, na Escola do Servidor, um termo de cooperação entre a Prefeitura de Aparecida e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). O acordo marca o início do trabalho de colaboração entre a entidade e a gestão municipal, para parceria com o Projeto Amigo da Escola. O projeto piloto irá beneficiar o Centro Municipal de Educação, em construção no setor Retiro do Bosque, que conseguiu arrecadar mais de R$ 140 mil, mais da metade do valor necessário para finalização da obra. “O intuito é criar uma parceria entre poder público e iniciativa privada para melhorar a educação municipal. A ação busca sensibilizar o setor produtivo, no desenvolvimento social da população, por meio do ensino de qualidade”, salientou Gustavo Mendanha.

Segundo Renato Correia, presidente do Codese, a assinatura do Termo de Cooperação dá legalidade para que o Conselho, representado por diversos segmentos da sociedade civil organizada, atue em conjunto com a gestão municipal. A parceria fornecerá estudos, dados e instrumentos para melhoria da gestão pública, a fim de alcançar o resultado esperado, de colocar Aparecida entre as melhores cidades do Brasil para se viver. “Aparecida tem crescido em uma grande velocidade, a cidade não para de receber família de outras cidades e outros estados e conhecendo de perto as situações de vulnerabilidade vivida por grande parte da população, a Codese faz questão de participar desse termo de cooperação e agradecer essa contrapartida social vindo das empresas. Eu fico muito feliz com essa iniciativa que irá de fato a mudar essa realidade”, ressaltou.

Projeto Amigos da Escola

Aparecida conta hoje com 110 instituições de ensino e atende cerca de 40 mil crianças. A iniciativa busca ainda manter a boa estrutura das escolas e centros de educação infantil com doações de materiais e insumos, de forma que as manutenções e restaurações das unidades sejam feitas de forma rápida e desburocratizada. “Precisamos ter esse engajamento com projetos que visam a qualidade no ensino. Ser um amigo da escola é importante para a sociedade e bom para que o município, o estado e o pais melhore” destacou o presidente da ACIAG de Aparecida, Osvaldo Zilli.

Sobre o Codese

O Codese é uma entidade impulsionadora do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e impulsionado em Goiás pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO) e o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-GO). O Codese é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, que visa mobilizar a sociedade goianiense, a fim de ser protagonista do futuro da nossa cidade, e propõe elaborar, de forma contínua e participativa, o planejamento dos municípios.

Presenças – Estiveram presentes na reunião de assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Codese o ex-secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Augusto; os vereadores Helvecino Moura (PT), Mazinho do Madre Germana (SD) e o presidente da Câmara, Vilmar Mariano (MDB); além de empresários e representantes da empresa.