Prefeitura de Aparecida de Goiânia é parceira da Jornada da Cidadania 2017

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito Gustavo Mendanha esteve em lançamento de evento capitaneado pela PUC-Goiás e Arquidiocese de Goiânia e que será realizado entre os dias 24 e 27 de maio

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia é parceira oficial da Jornada da Cidadania, evento promovido pela Arquidiocese de Goiânia e pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) entre os dias 24 e 27 de maio deste ano, e que oferece milhares de atendimentos gratuitos à população, além de prestação de serviços, orientações, atividades educativas e agenda de ações culturais. O prefeito Gustavo Mendanha participou do lançamento da jornada nesta terça-feira (9), na Cúria Metropolitana, na Capital.

“A prefeitura apoia ostensivamente esta iniciativa. Toda e qualquer ação que seja sinônimo de dignidade e cidadania é mais do que válida. O que a PUC-Goiás e a Arquidiocese fazem, juntas, merece o reconhecimento de todo gestor público. É gratificante quando diversos segmentos da sociedade civil organizada encampam ações em prol da população”, avalia Gustavo.

A expectativa é de que, na edição deste ano, a Jornada da Cidadania receba cerca de 130 mil pessoas no Câmpus II da PUC-Goiás. Como o local é no Jardim Mariliza, região limítrofe entre Aparecida e Goiânia, espera-se também número recorde de aparecidenses. “O apoio de vocês é especial. Sei do envolvimento de muitas secretarias municipais para que este projeto dê certo”, disse, ao prefeito, o reitor da PUC-Goiás, Wolmir Amado.

Em seu discurso, o reitor voltou a mencionar o prefeito de Aparecida, que é graduado em Educação Física por esta instituição. “É uma alegria imensa vê-lo hoje aqui, depois de ter sido nosso acadêmico, e agora assumindo seu protagonismo no cenário político. Sei que você fará uma gestão exitosa, de muito sucesso”, enfatizou Wolmir. “Tenho orgulho ao ver que a universidade que cursei tem como pilares a fraternidade a solidariedade humana”, pontuou o prefeito.

Além do reitor e de Gustavo Mendanha, estavam na mesa de autoridades a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC-Goiás, professora Márcia de Alencar Santana; o bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto; e o arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz – responsável por declarar a Jornada oficialmente aberta -; entre outras lideranças políticas e da igreja.

A organização
Os Jogos Universitários da PUC-Goiás e a Feira da Solidariedade, da Arquidiocese de Goiânia, também serão realizados durante a Jornada de Cidadania. Enquanto o primeiro deve receber mil atletas das mais diversas modalidades esportivas, a segunda divulgará os trabalhos de 64 obras sociais ligadas à Igreja Católica em Goiás.

“As pessoas que estão trabalhando [cerca de três mil pessoas, entre estudantes, professores e profissionais] na jornada também saem ganhando, porque elas se realizam através da caridade, que é a principal virtude cristã. Estamos muito satisfeitos em receber os visitantes”, enfatizou o bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto.

O número estimado de 130 mil visitantes para este ano fundamenta-se, segundo os organizadores, em projeções feitas com base no número do ano passado: 102 mil pessoas tiveram acesso a 519 mil atendimentos nas mais variadas áreas (jurídica, saúde, educação, cidadania e tecnologia, entre outras).

Para 2017, a grande novidade da Jornada da Cidadania são as quatro novas estações: “Solidariedade”, que receberá roupas e alimentos não perecíveis (e que irão para obras sociais da Arquidiocese); “Conecta PUC”, onde alunos e professores vão ensinar aos participantes como trabalhar com a tecnologia em sua rotina diária; “Recicla”, que fará a coleta de lixo eletrônico; e “Povos do Cerrado”, em que ambientes de vivência indígena e quilombola serão recriados.