Prefeitura de Aparecida de Goiânia entrega benefícios a todas as áreas da Educação

Por Juliana Fulquim

26 de dezembro de 2022

Por Juliana Fulquim

26 de dezembro de 2022

Foto: Enio Medeiros

No ano de 2022 as aulas aconteceram de forma totalmente presencial, a Prefeitura deu continuidade ao calendário de reformas das unidades e inaugurou um novo CMEI

O ano letivo de 2022 foi iniciado no dia 24 de janeiro para os mais de 46 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (RME). Diferente do que foi no ano anterior, quando os estudantes tiveram de se dividir entre as aulas presenciais e o sistema de atendimento remoto, neste ano, as aulas aconteceram com todos os alunos podendo frequentar a escola regularmente.

Uma das prioridades da Prefeitura durante este ano, foi continuar a agenda de reformas iniciada na gestão anterior. Por meio do Programa Cuidar de Nossa Escola é Dever de Todos, que conta com recursos do próprio Tesouro Municipal, foram investidos mais de oito milhões de reais para assegurar o conforto e dar maior segurança aos alunos e aos servidores das escolas e dos CMEIs.

Com esse recurso, a Prefeitura reformou a Escola Municipal Parque Santa Cecília, no Jardim Bonança, e a Escola Municipal Jardim dos Ipês, que fica na região do Setor Madre Germana. No Jardim Riviera, além da reforma da Escola Municipal Antônio Alves Neto, entregou também os serviços de revitalização da quadra poliesportiva Adauto Ferreira de Souza, que fica ao lado da unidade de ensino e que é utilizada pelos estudantes e pela comunidade.

No Garavelo Park, reformou o CMEI Geralda Ribeiro e, no Conjunto Estrela do Sul, o CMEI Similiana Lemes Viana. No Centro Histórico, os professores e os estudantes da Escola Municipal de Música receberam um prédio completamente revitalizado. Com fisionomia mais moderna, o prédio recebeu importantes adequações, para atender melhor cada uma das modalidades de cursos oferecidos.

Além das reformas, o recurso também foi utilizado para ampliar a oferta na Educação Infantil. Isso porque, no Setor Comendador Walmor, o prédio anexo à Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro, que vivia abandonado e atraindo a presença de vândalos, deu lugar ao 33º CMEI da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. Batizado com o nome de Joaquim Gonçalves, o prédio foi completamente reformado e adaptado para receber aproximadamente 200 crianças com idades entre seis meses e cinco anos e entrará em funcionamento no ano letivo de 2023.

Equipamentos

Uma outra preocupação da Gestão Municipal este ano foi com a qualidade dos equipamentos das unidades de ensino. Neste sentido, a Prefeitura adquiriu mais de 11 mil novos conjuntos de mesas e cadeiras e investiu na aquisição de materiais elétricos da chamada linha branca, que é mais eficiente e que garante menor consumo de energia.

Entregou para as escolas máquina de lavar piso, bebedouro, liquidificador industrial, freezer, geladeira, microfone sem fio e TVs de LED. Os CMEIs, além desses itens, receberam também forno elétrico, forno microondas e cadeiras especiais para a alimentação das crianças.

Para coibir atos de vandalismos e a onda de arrombamentos e furtos nas unidades, os prédios escolares receberam câmeras de videomonitoramento e passaram a contar com um sistema integrado à Guarda Civil Municipal. A medida deve reduzir os prejuízos impostos aos cofres públicos, inibir a criminalidade e, com isso, diminuir os períodos de interrupção das atividades escolares.

Investimento no aluno

Para contribuir com o orçamento das famílias, a Prefeitura investiu importantes cifras neste ano de 2022. Cerca de 11 milhões de reais foram destinados à aquisição de kits de materiais escolares, que incluiu, entre outras coisas, agenda, cadernos, canetas, lápis de escrever e de colorir, réguas e tabuadas. Os estudantes da rede receberam também uniformes, numa ação que custou aos cofres do Tesouro Municipal aproximadamente 4,7 milhões de reais. Cada estudante, de acordo com sua etapa escolar e gênero, recebeu um kit de uniforme constituído de camisetas, calças, bermudas ou short-saia.

Mas a maior novidade foi para os matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Preocupado em melhorar o desempenho das crianças e também pensando em proporcionar momentos de maior divertimento e interação, a Prefeitura entregou para cada um dos 32 mil estudantes matriculados nessas séries um kit de robótica. A ação fez parte do projeto “Aprendendo com Robótica: uma aventura divertida”, que foi executado nas escolas ao longo do ano, com culminância realizada nos meses de novembro e dezembro, quando os alunos puderam mostrar para a comunidade os robôs montados por eles, dando testemunho do que aprenderam nas aulas.

Servidores

O ano de 2022 foi marcado também pelo investimento nos servidores da rede. No mês de janeiro, por exemplo, a Prefeitura pagou um bônus equivalente a uma 14ª folha salarial para todos os trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação. No mês de maio, data-base da categoria, concedeu aos professores um reajuste salarial na ordem de 20 por cento, pagos em duas parcelas, com a primeira retroativa ao mês de janeiro.

Os professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e os que atuam na gestão escolar também receberam kits de livros do Projeto Professor Leitor, implantado na rede em parceria com a Editora Cortez. A medida foi adotada pensando na formação continuada desses profissionais que, ao longo do ano, puderam participar ainda de diversas formações ministradas pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação da SME, realizadas de maneira remota e em parceria com a UEG, UFG e UNICAMP.