Prefeitura de Aparecida disponibiliza cursos online para qualificação de trabalhadores e desempregados

Por Solange Araújo

9 de julho de 2021

Por Solange Araújo

9 de julho de 2021

Foto: Claudivino Antunes

As vagas para os cursos, que são inteiramente gratuitos, são destinadas às pessoas de baixa renda, trabalhadores e desempregados

Além de oferecer centenas de oportunidades de trabalho semanalmente, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Trabalho mantém o compromisso com a qualificação da mão de obra em Aparecida disponibilizando cursos online gratuitos em diversas áreas.

Os cursos são disponibilizados por meio da plataforma digital da Secretaria do Trabalho, basta acessar trabalho.aparecida.go.gov.br/cursos As aulas são realizadas 100% online e os cursos são destinados às pessoas de baixa renda que sejam alunos matriculados ou egressos da educação básica, trabalhadores de baixa renda, empregados ou desempregados.

“O acesso aos cursos profissionalizantes por meio do site dá ao trabalhador a oportunidade de se qualificar ainda mais, e consequentemente obter mais chances no mercado de trabalho. Esse é o nosso objetivo: levar mais dignidade e oportunidades e inserir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho”, explica o secretário da pasta, Jeferson Ferreira.

As vagas disponíveis na plataforma são resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Senac e Senai. Por meio do SENAC, seis mil vagas foram disponibilizadas para nove cursos. E por intermédio do SENAI foram disponibilizados sete cursos com vagas ilimitadas.

Segundo o secretário, para ter acesso, o trabalhador pode escolher o curso no mesmo momento em que se candidata a uma vaga de emprego. “Ele poderá também no mesmo site, fazer um curso gratuito para ter um diploma em mãos e exercer a função desejada”, explica.

Cursos

Estão disponíveis os cursos nas seguintes áreas profissionais: Auxiliar de Produção, Auxiliar Administrativo, Assistente Ambiental, Assistente de Distribuição, Assistente de Operações Logísticas, Assistente de Planejamento da Produção, Assistente de Suprimentos, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes e Supervisor Inovador.

A Secretaria de trabalho disponibiliza ainda mais seis mil vagas para cursos profissionalizantes, em parceria com Senac, nas áreas de Cuidador de Idoso, Assistente de Recursos Humanos, Agente Comunitário de Saúde, Técnicas de Vendas, Assistente Administrativo, Recepcionista, Estoquista, Assistente de Logística e Operador de Caixa.

Novas vagas de emprego

Nesta semana, a Prefeitura por meio do Sistema Municipal de Emprego (SIME) disponibiliza 355 vagas de emprego. Para concorrer às vagas, o trabalhador interessado deve agendar atendimento presencial no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Basta acessar o site trabalho.aparecida.go.gov.br.