Prefeitura de Aparecida disponibiliza orientações sobre coronavírus e marcações de consultas em até 48h via 0800

Por Camila Godoy e Polliana Martins

20 de março de 2020

Por Camila Godoy e Polliana Martins

20 de março de 2020

Foto: Divulação

Com o objetivo de auxiliar na contenção da transmissão do novo Coronavírus em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a oferecer a partir desta sexta-feira, 20, novos serviços pelo Agendamento Municipal de Consultas. Agora, a população pode realizar ligações gratuitas ao 0800-646-1590 via telefone celular. Até então, o canal só recebia ligações de telefones fixos. Além disso, os moradores de Aparecida poderão solucionar dúvidas sobre o assunto com médicos da Secretaria. Pessoas com sintomas leves de gripe poderão agendar consultas sem precisar sair de suas casas. Elas serão atendidas em até 48h.

As mudanças no Agendamento Municipal de Consultas foram definidas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus e estão publicadas no Diário Oficial Eletrônico. “Nosso planejamento é para que essas consultas via teleagendamento ocorram em até 48 horas. Qualquer pessoa com cartão SUS de Aparecida poderá acessar o serviço por meio de ligação telefônica. Apenas casos mais graves, de pessoas com febre e dificuldade respiratória, devem ser atendidos nas unidades de urgência: UPA Flamboyant, Brasicon e Buriti, Cais Nova Era e Colina Azul”, informa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Prioridade nos atendimentos

Alessandro ainda ressalta que “neste momento, todos que puderem devem adotar o isolamento social e só sair de casa para realizar atividades estritamente necessárias. Por isso, os procedimentos que não são de caráter emergencial, como consultas ambulatoriais e retornos, devem ser adiados ao máximo”. Todo o planejamento da SMS segue estritamente as orientações e recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo Estadual.

O teleagendamento vale também para os servidores da Prefeitura que atuam nos serviços essenciais do município. Qualquer profissional que apresente sintomas de gripe deve se afastar do trabalho voluntariamente e providenciar, no prazo máximo de 48 horas do início de seu afastamento, o agendamento de uma consulta pelo 0800-646-1590 para liberação de atestado médico conforme avaliação profissional. Dependendo dessa avaliação, essas 48 horas não serão computadas como falta na folha de frequência. “Nossa recomendação para os trabalhadores da iniciativa privada é a mesma e já alinhamos isso com as associações empresariais”, esclarece o secretário.

Agendamento Municipal de Consultas

Para agendar uma consulta com clínico geral e pediatra, basta ligar para o 0800-646-1590 e informar os dados pessoais, o motivo da consulta (sintomatologia) e o número do seu Cartão SUS. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7 às 19h. Após o protocolo inicial e a averiguação da situação, o paciente será atendido na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.