Prefeitura de Aparecida e Codese discutem viabilidade de parcerias

Por Thiago Marques

3 de agosto de 2017

Foto: Enio Medeiros

Entidade auxilia prefeituras com planejamento estratégico
Aparecida de Goiânia, 03 de agosto de 2017 – O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) quer criar uma entidade similar em Aparecida de Goiânia. As primeiras conversas neste sentido ocorreram entre o próximo presidente do conselho, Euclides Siqueira, e o prefeito Gustavo Mendanha, que se mostrou favorável à proposta.

O Codese se apresenta como uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, que “visa mobilizar a sociedade” e que se propõe a elaborar, “de forma contínua e participativa, o planejamento de Goiânia”. A missão deste conselho seria readequada à realidade de Aparecida de Goiânia, garantiu Siqueira em conversa com o prefeito. “Atuamos em parceria com o poder público, inclusive na criação e discussão de projetos que visem o bem comum”, acrescentou.

Euclides, que também preside a Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), deve ser empossado presidente do Codese no dia 17 de agosto – atualmente o Conselho é presidido por Renato de Sousa Correia, que havia sido reeleito para um mandato de um ano. Na atual gestão, Siqueira comanda a Câmara Técnica denominada “Melhoria da Gestão Pública”.

“Nós também colaboramos para a formatação de um planejamento estratégico que contribua para continuar mudando, pra melhor, a cidade”, explicou. Também participaram da reunião, no gabinete do prefeito, vários secretários municipais, como André Rosa (Fazenda), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ozair José (Desenvolvimento Econômico) e Ezízio Barbosa (Meio Ambiente), além do presidente da Câmara, Vilmar Mariano.

Ao final da reunião, o prefeito recebeu ainda um exemplar do livro “Goiânia 2033 – O Centenário”. A ideia do presidente da Acieg e próximo dirigente do Codese era exemplificar como o Conselho levanta sugestões de ações concretas, propostas e estratégias elaboradas por técnicos em diversas áreas que destravem e acelerem o desenvolvimento de uma cidade. “Nosso foco sempre será pensar a cidade para o futuro”, disse o prefeito Gustavo Mendanha.

Texto: Thiago Marques