Prefeitura de Aparecida e Fundação Banco de Olhos fecham parceria para atender mil idosos

Por Thiago Oliveira

21 de dezembro de 2022

Por Thiago Oliveira

21 de dezembro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Serviços devem ser oferecidos a pessoas com 60 anos ou mais e que sejam residentes de Aparecida. Serão ofertados consultas, cirurgias e outros diversos serviços que devem reduzir a espera por atendimento

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmou na manhã desta quarta-feira, 21, uma parceria para dar início ao Programa De Olho na Visão. A iniciativa é realizada junto à Fundação Banco de Olhos de Goiás e deve disponibilizar mais de mil atendimentos aos idosos de Aparecida a partir de 2023.

O objetivo do projeto é beneficiar e melhorar a visão dos idosos aparecidenses oferecendo atendimento de rotina, cirurgias e outras contribuições para garantir a qualidade de vida e o aprimoramento da visão na terceira idade. Com isso, reduzir a espera pelo acompanhamento oftalmológico.

Além dos atendimentos, o programa deve realizar 1650 exames, até 400 cirurgias de catarata e pterígio e a fabricação de 500 óculos para pessoas com 60 anos ou mais e residentes em Aparecida. A expectativa da Secretaria de Saúde é que, com esses atendimentos, a fila de espera seja zerada no âmbito do atendimento municipal.

Para o prefeito Vilmar Mariano, essa parceria ajuda tanto os idosos quanto outras pessoas que precisam desse tipo de atendimento. “Nosso esforço é para reduzirmos a espera por um atendimento. Trazer qualidade de vida e atendimento para os nossos idosos”, afirma o prefeito.

Dos R$ 2,6 milhões necessários para viabilizar o programa, já foram arrecadados aproximadamente 80% do valor. Com isso, as consultas podem ser iniciadas já em janeiro do ano que vem com pacientes inscritos na Central de Regulação e os novos atendimentos na rede pública de saúde.

Os recursos são oriundos de grandes empresas nacionais presentes em Aparecida, arrecadados pela Fundação Banco de Olhos e obtidos por meio da destinação tributária que são viabilizadas a fim de garantir a assistência básica à comunidade idosa de Aparecida. A captação desses recursos tem a chancela do Conselho Municipal do Idoso.

O vice-presidente do Conselho Gilmar Rodovalho ressalta que os empresários que queiram fazer a destinação de parte do imposto de renda ao Fundo, devem comunicar a parte contábil da empresa. “Na aba de destinação tem os diversos fundos que podem ser atendidos e basta que ele escolha o Fundo Municipal do Idoso de Aparecida”, afirma.