Prefeitura de Aparecida e MEC inauguram Cmei construído com tecnologia inovadora

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Prefeito Maguito Vilela e ministro da Educação, Henrique Paim, entregam obra nesta terça-feira

Aparecida de Goiânia, 31 de março de 2014 – O primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) construído no país com metodologia inovadora será inaugurado nesta terça-feira, 1º de abril, às 14 horas, pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) e pelo ministro da Educação, Henrique Paim. A tecnologia não-convecional que utiliza PVC e concreto reduziu o tempo médio de construção de uma unidade de dois anos para cerca de 90 dias.

O Cmei do Setor Serra Dourada é um projeto piloto do Governo Federal e servirá de modelo para a construção de prédios com a mesma tecnologia em todo o Brasil. Em Aparecida, mais 16 Cmeis serão construído com esse novo método.

A nova unidade homenageará o professor Olaídes Bonifácio da Silva e fica na Avenida Dr. Manso Pereira, quadra 58, no Setor Serra Dourada III. Os novos Cmeis são uma parceria do município com o Governo Federal, por meio do programa Pró-Infância. “O Cmei Olaídes Bonifácio da Silva foi uma experiência muito positiva porque constatamos que a obra tem uma duração bem menor, é mais econômica e consegue manter o mesmo padrão de qualidade das obras convencionais. Com as próximas unidades poderemos ampliar significativamente o número de vagas da rede municipal de ensino em muito menos tempo”, avaliou o prefeito Maguito Vilela.

A tecnologia originária do Canadá tem como base a utilização do PVC Leve enxertado. No Brasil, a técnica foi patenteada pela empresa nacional Global Housing Internacional. A técnica consiste no encaixe de peças de PVC leve, pré-moldadas, formando as paredes, que depois são preenchidas com o concreto, criando uma estrutura sólida. O custo médio de construção de cada Cmei neste sistema é de cerca de R$ 1,4 milhão.

De acordo com o coordenador de obras no Distrito Federal, Goiás e Tocantins da Casa Alta Construções, Joviano Antônio Fernandes, que acompanhará todas as obras no município goiano, a unidade do setor Serra Dourada tem área total de 2,8 mil metros quadrados, sendo 1,2 mil metros quadrados de área construída. O prédio foi edificado em 110 dias, respeitando o contrato assinado com a Prefeitura, que era de até 210 dias. “Numa obra convencional, o período de duração é de 13 a 14 meses, ou seja, mais que o dobro do tempo possível com essa técnica”, esclareceu.

MAIS CMEIS – Além dos 16 Cmeis que utilizam a técnica canadense, Aparecida também receberá novas unidades convencionais, totalizando 43 novos Centros Municipais de Educação Infantil e um investimento de cerca de R$ 65 milhões do Governo Federal e do Tesouro Municipal. Todo esse investimento vai gerar mais de 5,1 mil novas vagas para as crianças do município.

Três unidades convecionais também serão entregues à população nos próximos dias. “Por determinação do prefeito Maguito Vilela, estamos trabalhando para entregar o mais rápido possível os Cmeis dos setores Papillon Park, Garavelo e Santo André”, afirmou o secretário de Educação de Aparecida, Domingos Pereira. Todos tem capacidade para atender 120 crianças e são dotados de área de lazer e convivência, brinquedoteca, cozinha, refeitório e parquinho, além de seis salas amplas e arejadas. O orçamento para cada Cmei convencional é de aproximadamente R$1,6 milhão.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Prefeito e ministro da Educação entregam 1º Cmei de tecnologia canadense do país.

Data: 01 de abril de 2014 (terça-feira).

Horário: 14 horas.

Local: Cmei Professor Olaídes Bonifácio da Silva. Avenida Dr. Manso Pereira, Qd. 58 – Setor Serra Dourada III.