Prefeitura de Aparecida é representada em fórum organizado pelo Banco Mundial

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 1º de junho de 2016 – O secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida se encontra na cidade de São Paulo representando o município no Fórum Modelos Econômicos de Negócios para Eficiência Energética em Iluminação Pública. O evento, organizado pelo Banco Mundial, acontece nesta quarta e quinta-feira (1º e 02) e conta com cerca de 500 participantes. Lâmpadas de LED são um grande avanço no mundo porque representa muito mais economia de energia e uma iluminação muito mais eficiente e ambientalmente correta do que qualquer outro tipo de lâmpada. Além disso contribui até mesmo na questão da Segurança Pública.

O objetivo do evento é identificar oportunidades de aumentar a taxa de investimento em eficiência energética no setor de Iluminação Pública (IP) com LEDs com o propósito de reduzir gastos dos municípios, melhorar a qualidade do serviço e contribuir com as metas brasileiras para redução dos gases do efeito estufa. Na ocasião, está sendo apresentado aos participantes nacionais e internacionais um relatório publicado pelo Banco Mundial sobre o panorama do setor de Iluminação Pública nas cidades brasileiras. Segundo os organizadores, este estudo identifica grupos das cidades e propõe modelos de negócios que correspondam às necessidades e capacidades de cada um deles.

“A Lei que criou o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) estabelece que o município deve definir um modelo que assegure a iluminação necessária à sua manutenção, modernização e inovação necessária. Apesar do custo parecer inicialmente mais elevado o que o da lâmpada usual, a sustentabilidade das lâmpadas de LED acaba sendo muito mais econômico ao município, em detrimento dos efeitos adversos que a lâmpada de sódio e mercúrio tem sob o meio ambiente. Além disso a iluminação via LED poder converger outros equipamentos, como videomonitoramento. A própria luminária já bem com alternativa de se instalar microcâmeras, sensores e até carregadores de bateria de celular” – explica o secretário, que também é presidente do Comitê Gestor de PPPs de Aparecida.

O fórum discutirá com experts e atores chave as oportunidades e desafios de implementar tais modelos de negócios, incluindo a necessidade de novas linhas de financiamento, novas políticas, mudanças no regulamento do setor, e mais. Foi realizado um estudo que contém um relatório extremamente importante na questão da iluminação pública do país, levantando todos os problemas existentes hoje e as eventuais alternativas. “A iluminação pública é vista como a representação das cidades inteligentes e Aparecida de Goiânia está emprenhada em ser vanguarda em iluminação de LED nas vias públicas. Na verdade, nossa intenção é modernizar a cidade para os próximos 30 anos” – garante o secretário.