Prefeitura de Aparecida e UnB assinam convênio de gestão e contabilidade de custos

Por Thiago Marques e Silvio Júnior

4 de abril de 2018

Por Thiago Marques e Silvio Júnior

4 de abril de 2018

Foto: Divulgação

Gustavo Mendanha esteve em Brasília (DF) nesta terça-feira (3), onde também se reuniu com o deputado federal Daniel Vilela (MDB)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, assinou convênio com a Universidade de Brasília (UnB) que visa o desenvolvimento e a transferência de tecnologia do sistema informacional de gestão e contabilidade de custos. Também estiveram em Brasília (DF) nesta terça-feira (3) e referendaram tal assinatura o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; e os secretários Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle) e Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Na prática, Aparecida passa a ter uma gestão ainda mais eficiente e muito mais transparente. Além disso, a segunda maior cidade do Estado será a primeira da Região Centro-Oeste e a segunda de todo o País a entregar o Relatório de Custos ao sistema de Controle Externo.

“É, sem sombra de dúvida, uma inovação. Temos buscado meios de incrementar a transparência de todos os atos e ações da administração pública. A população de Aparecida, que é a verdadeira razão dos nossos esforços, pode então acompanhar melhor a nossa gestão e ter assim mais subsídios para cobrar, fiscalizar e apresentar suas necessidades”, diz o prefeito Gustavo Mendanha.

O convênio com a Universidade de Brasília era articulado desde março, quando o secretário Einstein Paniago se reuniu com pesquisadores daquela instituição, cujo grupo era coordenado pelo professor Marílson Dantas, e também com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim de Castro. “O tribunal também assinará convênio com a UnB e utilizará os dados de Aparecida para desenvolver as metodologias de auditoria de custos e novas ferramentas de aferição de eficiência e eficácia das políticas públicas”, explica Paniago.

“Com um controle mais eficiente de custos, conseguimos disponibilizar mais recursos para outras áreas que em um determinado momento precisam deste aporte para conclusão de projetos, por exemplo”, resume o prefeito.

Na assinatura do convênio em Brasília também estavam presentes representantes do Decanato de Inovação Tecnológica, da Direção do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UnB.

Controle social dos gastos públicos
Vale lembrar que Aparecida de Goiânia foi o primeiro município goiano a assinar o termo de cooperação técnica com a Controladoria Geral da União (CGU) para instalação do Observatório de Despesas Públicas (ODP). O observatório já foi implantado e auxilia os trabalhos do Conselho Municipal de Transparência, Prevenção à Corrupção e Controle Social, instituído pela Lei Municipal 3366/2017.

“O ODP Municipal visa identificar mais facilmente as eventuais inconsistências na administração pública, bem como evidenciar as ações de maior eficiência e/ou eficácia na gestão e agora com a Cooperação Técnica firmada, o município de Aparecida de Goiânia passa a ser o primeiro de Goiás a ser capacitado na metodologia adotada internacionalmente por organismos como a ONU, Banco Mundial, Comunidade Comum Europeia, dentre outros”, destaca o secretário de Transparência, Einstein Paniago.

Agenda política
Ainda em Brasília o prefeito Gustavo Mendanha esteve na Câmara dos Deputados, onde se reuniu com o deputado federal Daniel Vilela, também presidente do MDB em Goiás. Daniel havia acabado de ser eleito pelos seus pares como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Ele é o segundo goiano a ocupar o posto – o primeiro foi João Natal.