Prefeitura de Aparecida encerra 27ª edição do Prefeitura em Ação com mais de 10 mil atendimentos

Por Solange Araújo

29 de janeiro de 2022

Por Solange Araújo

29 de janeiro de 2022

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, finalizou neste sábado, 29, a 27ª edição do Prefeitura em Ação, no Independência Mansões, com a realização de diversos atendimentos diretos à população. Neste último dia de mutirão, serviços como realização de consultas oftalmológicas, cadastro e atualização no CadÚnico e orientações jurídicas, vacina contra a Covid-19, foram ofertados aos moradores.

A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas tenham sido beneficiadas através dos serviços diretos. Além disso, mais de 30 mil pessoas também foram beneficiadas através de serviços indiretos, realizados pelas secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, na região. Durante toda a semana as equipes das secretarias realizaram serviços de roçagem de lotes baldios e canteiros de grandes avenidas, limpeza urbana, tapa-buracos, troca de lâmpadas, sinalização de trânsito e recapeamento, entre outras ações, como o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Além disso, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, hepatite A e B, e HIV; e auxílio a microempresários também foram ofertados hoje no EMEI Wilsonina de Fátima, no Setor Independência Mansões e região.

“O Prefeitura em Ação é um programa que traz soluções. Nós viemos aqui pra resolver demandas apontadas pelos moradores em conjunto com os líderes da região. E, sempre que passamos deixamos a marca de trabalho e solução, levando alegria pra nossa população. Por isso, no próximo mês vamos manter esse formato e realizar mais edições do programa e beneficiar mais pessoas”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha, que visitou o local e acompanhou alguns atendimentos.

O vice-prefeito, Vilmar Mariano, também esteve presente acompanhando os serviços diretos do mutirão e destacou a importância de todas as edições do programa. “Todos os mutirões que nós fizemos por Aparecida foram muito importantes. Ao longo dos cinco anos de Prefeitura em Ação, o que fazemos aqui é trazer o atendimento mais próximo às pessoas, que possuem alguma dificuldade de acesso aos serviços. É a Prefeitura mais próxima dos moradores”, comenta.

Foto – Enio Medeiros

A Secretaria de Assistência Social, responsável pelo cadastro e atualização do CadÚnico, que garante o acesso a programas sociais do governo municipal, estadual e federal; realizou cerca de 500 atendimentos no mutirão durante a semana.

“Os serviços ofertados no Assistência Social Itinerante são mais do que necessidade, é uma obrigação da Prefeitura de estar presente na comunidade ofertando esses serviços a quem mais precisa nesse momento. É uma gestão preocupada com a população e principalmente aquela que tem dificuldade de acesso aos serviços ofertados pela prefeitura”, explica a gestora da pasta, Mayara Mendanha.

A dona de casa, Maria de Lurdes, 46, participou do mutirão e foi realizar o Cadastro Único em busca dos benefícios do Governo Federal. “Porque eu vi que fazendo esse cadastro tem direito a outros benefícios e eu estou precisando. Pra mim ficou melhor aqui, porque o atendimento é mais rápido”, comenta a moradora.

Moradores fazem cadastro no programa Aparecida Legal no MEI Wilsonina de Fátima
Foto: Enio Medeiros

Deusenir Ribeiro Pinto, 49, moradora do Independência Mansões há 19 anos, foi se inscrever no programa Aparecida Legal, em busca da escritura de sua casa. “A escritura é importante porque eu vou ter certeza que ela é minha. Vai ser um sonho realizado. Aqui tá muito bom porque pra gente ir lá nessa distância é muito difícil, aqui fica melhor pra todo mundo” conta a moradora.

O programa Aparecida Legal, da Secretaria de Habitação, entrega escrituras a famílias que moram em lotes doados pelo município em gestões anteriores a atual, realizou mais de 2,5 mil atendimentos durante o mutirão.