Inaugurada academia aberta da Guarda Mirim

Por Thiago Oliveira

20 de fevereiro de 2024

Foto: Claudivino Antunes

Academia completa deve atender mais de 90 alunos do projeto que existe desde 2011. Prática integra outras atividades desenvolvidas na Guarda e auxilia na formação social dos alunos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta terça-feira, 20, a academia ao ar livre na sede da Guarda Civil Mirim, no setor Nova Cidade. O evento contou com a presença da secretária Sulnara Santana, do secretário de Segurança Pública Tales de Castro, além de outras autoridades.

O equipamento conta com aparelhos de exercícios para a parte superior e inferior do corpo para aprimorar a qualidade de vida dos alunos que fazem parte da Guarda. A área também conta com acessibilidade em exercícios dedicados para alunos que utilizam cadeira de rodas.

“Essa era uma reivindicação antiga aqui da Guarda Mirim e hoje nós temos o prazer de entregar esse equipamento. O objetivo aqui é implementar mais uma atividade no cronograma das crianças e eu espero que elas façam um bom uso deste espaço”, afirmou a secretária Sulnara Santana.

A Guarda Mirim é um projeto que integra a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social e é realizado desde 2011. Atualmente são mais de 90 crianças atendidas em dois turnos. Segundo o coordenador, Inspetor Misael, além da academia, a GCM prepara outras atividades para integrar os alunos à prática esportiva.

No local há também uma quadra de vôlei e um campo de futebol que auxilia na performance esportiva dos alunos. “Quando a secretária Sulnara nos visitou ela viu este espaço e disse que caberia uma academia. Para nós era um sonho quase impossível e hoje está aqui o resultado. Só temos a agradecer pelo apoio”, afirmou o coordenador Inspetor Misael.

Erbeson dos Santos é aluno da Guarda há três anos. Hoje com seus 13 anos de idade afirma que a convivência no projeto tem ajudado ele em outras áreas. “Aqui a gente tem aulas de reforço, pratica esportes e agora vamos ter a academia para se exercitar”, pontuou.

Titular da Secretaria de Segurança Pública, Tales de Castro reforçou que a Guarda Mirim tem um papel ativo na sociedade. “Essas crianças são exemplo para outras tanto na atitude quanto na forma de se portar diante da sociedade. Nós ouvimos vários relatos de pais que revelam uma melhora do aluno dentro de casa e na escola e isso nos enche de alegria pelo projeto”, acrescentou.

Presentes

Participaram da inauguração as secretárias Pollyana Borges (Governo) e Bruna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle), os vereadores Fábio Ideal e Amendoim.