Prefeitura de Aparecida estrutura mais de 100 novos leitos hospitalares exclusivos para Covid-19

Por Camila Godoy

9 de março de 2021

Por Camila Godoy

9 de março de 2021


Foto: Novos leitos de enfermaria do Centro de Especialidades de Aparecida (Foto: Enio Medeiros)

Município pode chegar a ter 20 novas vagas de UTI e 86 de enfermaria. Elas entram em funcionamento gradativamente, conforme demanda

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está estruturando 106 novos leitos hospitalares exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19. São 20 novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e 86 enfermarias no Centro Municipal de Especialidades, que ficam prontos e entram em funcionamento conforme as necessidades do município. Mais de 40 leitos já começaram a funcionar este mês. Com as novas vagas, a cidade poderá ofertar um total de 320 leitos hospitalares para pessoas infectadas com o novo Coronavírus que chegam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) precisando de internação.

“Alarmado com as taxas de ocupação de leitos hospitalares beirando a 90% por dias seguidos e apavorado com a possibilidade de não ter como salvar vidas que poderiam ser poupadas caso recebessem atendimento adequado, pedi para que as pessoas fizessem a parte delas. Implorei aos aparecidenses para que não aglomerassem. Hoje, como prefeito, contribuo com a parte que cabe ao poder público e estruturo 100 novos leitos. Porém, lembro que se vocês não ajudarem, ainda perderemos muitos pais, avós e filhos. Um descuido bobo pode custar a vida de quem você ama”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, relembrou as principais estratégias de enfrentamento à Covid-19 adotadas na cidade: “Desde o início buscamos o equilíbrio entre as necessidades econômicas e de saúde. Investimos na testagem em massa, no monitoramento dos doentes pela Central de Telemedicina, exames laboratoriais a cada 48h e empréstimos de oxímetros. Abrimos também 240 leitos hospitalares. Tudo isso nos proporcionou superar a primeira onda de forma mais segura. Porém, hoje enfrentamos o pior momento da pandemia. As novas linhagens do Coronavírus são mais transmissíveis e agressivas. Precisamos da compreensão e empatia de todos, caso contrário tudo o que fizermos não será suficiente”.

Atendimentos em Aparecida

O secretário também orientou a população sobre como proceder em caso de sintomas: “Se você estiver se sentindo mal, procure imediatamente uma unidade de saúde. Temos três UPA’s e 40 UBS’s abertas para pacientes com sintomas gripais. Nem precisa de agendamento. Fique atento! As pessoas estão se agravando muito rapidamente. Amanhecem bem e à noite precisam de internação”. De acordo com ele, após avaliação do médico, caso necessário, o paciente poderá ser regulado para algum dos hospitais da cidade: “Não adianta procurar diretamente o Hmap ou o Centro de Especialidades.”

Foto: Leitos de UTI no Hospital Municipal de Aparecida (Guilherme Cardoso/IBGH)

Leitos em funcionamento

Com a entrega desta semana, Aparecida de Goiânia passa a ter 140 leitos de UTI e 181 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. São 122 UTI’s no Hmap e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia, a rede pública da cidade contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município. Eles também continuam funcionando.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)