Prefeitura de Aparecida estuda firmar parceria com Banco do BRICS para obras de infraestrutura

Por Daniela Ribeiro

9 de dezembro de 2020

Por Daniela Ribeiro

9 de dezembro de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta quarta-feira, 09, na sala de reuniões do gabinete, a equipe do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). Na pauta da reunião estava a possibilidade de a gestão municipal contratar financiamento para obras na área de infraestrutura, mobilidade, educação e meio ambiente.

De acordo com o prefeito, a cidade está aberta para parcerias e tem saúde fiscal e financeira positiva para poder contratar empréstimos e levar os benefícios para a população. A reunião contou com a presença do Executivo Sênior do NDB, Marcos Thadeu Abicalil, da consultora do NDB, Ludmila Vidigal e dos secretários Mario Vilela (Infraestrutura), André Luís Rosa (Fazenda), Ricardo Teixeira (Articulação Política).

“Grande parte das obras de infraestrutura que realizamos hoje em Aparecida são com recursos próprios. Atualmente faltam cerca de 20% para pavimentar toda a cidade. E nosso objetivo é, neste segundo mandato, conseguir finalizar levar o asfalto para todas as ruas habitadas, beneficiando os moradores com mais infraestrutura, saúde e qualidade de vida”, pontuou o gestor que agradeceu também a visita dos membros do Banco.

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também referido como Banco de Desenvolvimento do BRICS ou simplesmente Banco do BRICS, é um banco de desenvolvimento multilateral operado pelos Estados do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Entre os objetivos da instituição financeira está o de fornecer financiamento para projetos de infraestrutura. “Nós temos observado o crescimento de Aparecida e no aspecto de governança ela tem um bom case, por isso nosso interesse na possibilidade de formalizar o financiamento. Tenho certeza que os dois lados sairão ganhando”, disse Marcos Thadeu.

O secretário da Fazenda de Aparecida, André Luís Rosa explica que Aparecida tem atraído instituições financeiras de grande porte justamente por ter uma saúde fiscal e sempre honrar com seus compromissos. “Nós temos pago a folha salarial e os fornecedores dentro do mês trabalhado e temos cumprido todos os compromissos de financiamento junto à Corporação Andina. Isso tudo atrai investidores de todas as formas de economia”, salientou o secretário.