Prefeitura de Aparecida faz limpeza de área e alerta sobre descarte indevido de entulho

Por Rackel Vieira

17 de dezembro de 2020

Por Rackel Vieira

17 de dezembro de 2020


Foto: Divulgação-SDU

Sujeira, mau cheiro, degradação do terreno e até mesmo um local favorável para transmissão de doenças. O descarte irregular de entulhos e materiais inservíveis em lotes baldios e áreas não edificadas na cidade traz uma série de riscos ambientais e para a saúde da população. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), realizou na manhã desta quinta-feira, 17, o recolhimento de cerca de 240 toneladas de entulhos.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes explica que é comum as equipes de limpeza irem a um local mais de três vezes no ano. Nesta área, no setor Fabrício, a retirada dos entulhos já foi realizada quatro vezes, apenas neste ano. “Estamos realizando a limpeza nesta área pela quinta vez, somente este ano. Infelizmente as pessoas insistem em sujar e poluir. Para o serviço, tivemos que utilizar 30 viagens para descarte e cerca de 10 servidores que podiam estar atuando em uma outra parte da cidade implantando benefícios para a população”, comentou ele dizendo que foram recolhidos quase 250 toneladas.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Urbano, Ademar Rodrigues, existem no município 20 pontos críticos onde a população tem o costume errado de descartar restos de materiais de construção, folhagens e lixo. “A prática do descarte lixo doméstico, entulhos ou qualquer outro material de maneira irregular é comum em quase todas as cidades. As pessoas costumam cometer o crime na calada da noite, em locais mais isolados para não serem vistos, então, infelizmente, limpar essa sujeira faz parte da rotina das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, disse o superintendente.

O fiscal da SEMMA, João Luiz, ressalta que, conforme a Lei Municipal de nº 792, artigo nº 131, descarte irregular de lixo é crime ambiental e a multa para o infrator é no mínimo de R$ 1.370 mil, podendo aumentar dependendo da infração. “Pedimos que a população tenha consciência da sua função social e passem a descartar o lixo gerado em sua residência nos locais corretos, contratando caçamba ou mesmo solicitando a retirada aos órgãos competentes. Assim nossa cidade ficará mais limpa e bonita”, alertou.

Além de contribuir com a limpeza a população pode ajudar na fiscalização e fazer denúncias pelos telefones 32387216 e 32387217 ou pelo WhatsApp 984591661.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)