Prefeitura de Aparecida firma convênio com Hospital Sírio-Libanês para aprimoramento da Saúde Municipal

Por Poliana Martins

11 de julho de 2019

Por Poliana Martins

11 de julho de 2019

Foto: Leonardo Faria

Para aperfeiçoar os serviços prestados à população, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai iniciar uma nova parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), instituição considerada um centro de referência mundial em Saúde. A assinatura do convênio, que tem como objetivo a implantação de uma Gestão por Resultados na Secretaria Municipal de Saúde, será no Hospital Municipal (HMAP), nesta sexta-feira, 12 de julho, às 9h30. No evento, haverá uma coletiva de imprensa e membros do HSL e o CEO do Hospital, dr. Paulo ChapChap, ministrarão palestras aos convidados.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, o novo convênio irá agregar mais qualidade aos serviços oferecidos à população. “Equipes do Sírio-Libanês medirão e acompanharão permanentemente os resultados dos atendimentos em nossas unidades de saúde, incluindo o HMAP. Tenho muito orgulho do excelente trabalho já realizado por nossos servidores e da qualidade dos serviços que entregamos. Agora, vamos melhorar ainda mais! Seguiremos avançando na Saúde de Aparecida, essa é uma prioridade da minha gestão”,

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que o convênio será o segundo firmado com o HSL, citando o Projeto Lean, iniciativa pioneira que reduziu pela metade o tempo de espera dos pacientes e trouxe inúmeros avanços para as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aparecida. “Com o Lean agilizamos o fluxo, reduzimos custos, qualificamos serviços e implantamos melhorias com foco na humanização dos atendimentos. O Sírio–Libanês promove esforços de responsabilidade social, ensino e pesquisa em parcerias público-privadas de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e nossa cidade é mais um exemplo bem-sucedido”.

Salto de qualidade

O convênio prevê, dentre outras iniciativas, o apoio do HSL na implantação de um projeto inovador focado no modelo de gestão por resultado, atuando nos processos gerenciais administrativos e assistenciais da SMS, com acompanhamento, monitoramento e qualificação dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da rede. Os resultados apresentados pelas unidades de Saúde e departamentos serão discutidos mensalmente com o comitê de acompanhamento com foco no desenvolvimento de pensamento crítico para tomada de decisões de forma estratégica. “Vamos esmiuçar pontos fortes e onde devemos melhorar com soluções eficazes e ágeis. Tudo com rigor técnico-científico, preparando nossos trabalhadores para um salto de qualidade em todos os níveis. O universo da Saúde requer estudo constante e capacidade de adaptação às novas tecnologias, mas sem perder de vista a imensa responsabilidade de salvar vidas com um acolhimento digno em unidades bem estruturadas e com profissionais altamente treinados”, enfatiza o secretário.

CEO do Sírio – Libanês

Diretor Geral do HSL, o médico Paulo Chapchap será o primeiro palestrante do dia. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi Research fellow e Visiting Assistant Professor in liver transplantation pela Universidade de Pittsburgh (1986 e 1987), nos EUA. Ele é também Doutor em Medicina (Área de Clínica Cirúrgica) pela USP, foi membro do Conselho da International Liver Transplantation Society (2007 a 2011), é coordenador do Programa de Transplante de Fígado do HSL e presidente e pró-Reitor dos Cursos Stricto-Sensu do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Confira a programação:

Palestras:

“Saúde baseada em Valor: Como aplicar na área pública no Brasil?” com o CEO do HSL, Paulo Chapchap;

“Experiência do HSL em Aparecida” com o consultor sênior do HSL, Everton de Macedo da Cunha;

“Projeto Gestão Municipal da Saúde baseada em Resultados” com o consultor sênior do HSL, André Osmo;

“Tele Saúde e Regulação no SUS” com o coordenador de Inovação e Tecnologia na área de Telemedicina do HSL, César Biselli;