Prefeitura de Aparecida inaugura Eixo Leste-Oeste 01; via liga GO-040 à Avenida Rio Verde

Por Allan David

22 de setembro de 2022

Por Allan David

22 de setembro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

“Isso não é obra, é um sonho que as pessoas sonharam”, diz o prefeito Vilmar Mariano; nova avenida agiliza deslocamento entre bairros como Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia

Foi inaugurado nesta quinta-feira (22) o Eixo Leste-Oeste 01, a mais nova avenida construída pela Prefeitura de Aparecida para conectar sete bairros da cidade no sentido leste-oeste. É uma alternativa para quem está na GO-040 e precisa pegar a Avenida Rio Verde ou o contrário, e para os que estão no Anel Viário e querem chegar mais rápido ao Jardim Helvécia ou à região do Jardim Dom Bosco.

O prefeito Vilmar Mariano entregou hoje oficialmente o trecho do Eixo Leste-Oeste 01 que percorre os setores Goiânia Park Sul, Jardim Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia. A cerimônia de inauguração ocorreu na nova ponte entre a Rua Guajupiá e a Avenida 1ª Radial, no Jardim Helvécia. Segundo Vilmar, a ponte e o novo eixo atendem a reivindicações antigas de moradores e comerciantes.

“Isso aqui não é obra, é um sonho que as pessoas sonharam”, enfatizou o prefeito. Vilmar enalteceu o legado dos ex-prefeitos de Aparecida e frisou que a cidade “deu um pulo de evolução” a partir da gestão de Maguito Vilela. Ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, o prefeito ressaltou que a entrega dessa obra mostra um esforço coletivo no poder público pela cidade.

Prefeito Vilmar entrega a obra à população: “A cidade é construída com várias mãos” – Foto: Claudivino Antunes

A etapa do Eixo Leste-Oeste 01 inaugurada hoje recebeu investimento de R$ 23 milhões. A obra compreende 6,65 quilômetros de eixo com pista dupla, cerca de 93 mil metros quadrados (m²) de pavimentação, 6 mil metros de galerias pluviais, 25 mil metros de meio fio, 30 mil m² de calçadas, 2 bueiros triplos e 2 duplos, e a ponte Bairro Cardoso-Jardim Helvécia, que tem pista dupla.

Secretário de Infraestrutura, Mário Vilela lembrou que o Eixo Leste-Oeste 01 passa a ser alternativa, por exemplo, para moradores do Madre Germana evitarem o tráfego intenso da G0-040 e para os usuários chegarem mais facilmente ao Fórum Central de Aparecida, na Região do Garavelo.

Secretário Mário Vilela ressaltou que Aparecida vive nova era na mobilidade urbana – Foto: Claudivino Antunes

O vereador Ataídes Neguinho (MDB), um dos representantes da Câmara Municipal no evento, pontuou: “Isso aqui é mobilidade urbana, é o sonho de todas as cidades, de todas as metrópoles”.

Quem também encarou a entrega da obra como uma realização para a comunidade foi o agente de sistemas José Cardoso da Silva, que mora no Jardim Helvécia há 16 anos. “É uma modernidade, é o rompimento de uma necessidade muito especial que nós tínhamos”, resumiu o morador.

Por onde passa o novo eixo

O Eixo Leste-Oeste 01 tem no total 8,9 quilômetros de extensão. Através dessa nova avenida, condutores, ciclistas e pedestres poderão se deslocar mais rapidamente também entre bairros como Aeroporto Sul e Alto Paraíso, este último, um dos setores mais populosos de Aparecida.

O trajeto do Eixo Leste-Oeste 01 parte da GO-040, passando pelas Avenidas Major Olegário, Crisólito, Missionários, seguindo pela 4ª Avenida, que corta as Avenidas Nossa Senhora Aparecida e 1ª Avenida, chegando à Avenida 28 de julho. Uma nova pista liga esse ponto à Avenida Presidente Vargas, no Buriti Sereno, passando pela Avenida Atlântica e entrando na Avenida Graça Aranha, que corta a Avenida Brasil, no Buriti Sereno. Por fim, chega à Avenida Nilo Peçanha, passando então pela 1ª Radial em direção à Rua Guajupiá, no Jardim Helvécia, chegando à Rio Verde.

Ponte Jardim Helvécia-Bairro Cardoso agora conecta esses dois grandes bairros da cidade – Foto: Claudivino Antunes

Em todo o percurso inaugurado hoje há sinalização de trânsito, e nele foram implantados bueiros para melhorar a escoamento dos córregos. Segundo o secretário Mário Vilela, a previsão é que a etapa complementar no Jardim Maranata, Aeroporto Sul e Alto Paraíso seja inaugurada nos próximos meses.

“Esses próximos meses serão marcados também pela inauguração dos Eixos Leste-Oeste 02, 03 e 05. As obras estão a pleno vapor, aumentando nossa malha viária”, disse Mário Vilela. O Eixo Leste-Oeste 01 é um dos cinco novos eixos estruturantes que estão sendo construídos em Aparecida com recursos de um empréstimo de R$ 135 milhões aprovado no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)