Prefeitura de Aparecida inicia obras de ampliação da UBS Colina Azul

Por Polliana Martins

8 de junho de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

“Nosso objetivo é ter uma Saúde Pública à altura da nossa gente, tão boa ou até melhor do que a rede privada”, disse o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, na manhã desta terça-feira, 8 de junho, quando ele e o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães assinaram a ordem de serviço para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Colina Azul, a 40ª da cidade e sétima entregue pela atual gestão municipal. O ato solene, devido à pandemia, foi realizado para poucas pessoas no pátio da unidade, em ambiente ventilado, e reuniu vereadores e secretários da Prefeitura.

A UBS, denominada Gilberto Gomes dos Santos, está localizada na Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, fica em frente ao Cais do Setor Colina Azul e tem capacidade para realizar mais de 1.400 consultas ambulatoriais por mês funcionando das 7 às 19h de segunda à sexta-feira. Após as obras, que devem durar cerca de 10 meses, a unidade, que já realiza atendimentos ambulatoriais desde agosto de 2019, passará a funcionar 24 horas também para urgências e emergências, que atualmente são atendidas no Cais Colina Azul.

Compromisso com a população

“Estamos cumprindo nosso compromisso com o povo dessa região de não tirar daqui o atendimento de urgência e emergência realizado no Cais Colina Azul há mais de três décadas. Quando terminarem as obras, teremos aqui uma unidade nova, acolhedora, bem estruturada e equipada, aberta 24h todos os dias do ano”, afirmou o prefeito em seu discurso. Ele também elogiou o desempenho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dirigindo-se ao secretário Alessandro: “Vocês têm trabalhado com primazia tanto no enfrentamento à pandemia, no qual Aparecida é referência estadual e nacional, quanto nos demais atendimentos à população, sempre buscando o máximo de qualidade e eficiência”.

O chefe do Executivo Municipal ainda exaltou a dedicação dos funcionários do Cais e da UBS Colina Azul à comunidade local e ressaltou a priorização, na gestão dele, com uma Saúde Pública de excelência: “Não medimos esforços e investimos em parcerias com instituições renomadas como os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. Nosso Hospital Municipal, o HMAP, é a vitrine desse esforço e atende não apenas a Aparecida, mas também a vários municípios pactuados conosco. Eu tenho visitado o interior do Estado nos finais de semana e recebo muitos elogios de pessoas que foram tratadas aqui. Fico orgulhoso e emocionado com isso”.

Prefeitura investe R$ 1,1 milhões nas obras de ampliação da UBS Colina Azul (Foto: Rodrigo Estrela)

Aprimoramento constante

Ao concluir sua fala, Gustavo Mendanha lembrou que “há muitos anos saía-se de Aparecida para buscar tratamento na Capital e isso mudou graças ao trabalho sério de gestões planejadas e humanizadas que priorizam os cidadãos. Isso foi iniciado pelo saudoso ex-prefeito Maguito Vilela e trabalhamos com afinco para ir além. Sempre digo ao meu secretariado que não existe um bom trabalho que não possa ser melhorado e por isso que todos os setores da Prefeitura estão em constante aprimoramento. Por exemplo, até o final deste mandato serão quase 1 bilhão de reais investidos em asfalto, recapeamento, construção de bueiros, pontes e viadutos para melhorar a infraestrutura do município. ”

O secretário Alessandro Magalhães informou que, para a ampliação da UBS Colina Azul, serão investidos cerca de R$ 1,1 milhões oriundos dos cofres do município. Ao todo, serão edificados mais 595 m² de área construída no prédio que já tem 747,63 m². “Aqui temos um espaço projetado para garantir boas condições de trabalho para as equipes e um acolhimento adequado para os usuários. Contamos com recepção e espera, sala de pequenos procedimentos, banheiro acessível, espaço para acolhimento multiprofissional, farmácia, salas de curativo e imunização, inalação, coleta e seis consultórios com banheiro, bem como espaços para odontologia, salas de aplicação de medicamentos, além de espaços de circulação, hall, embarque e desembarque de ambulâncias, copa e banheiros para os funcionários, arquivo, almoxarifado, setor de esterilização e preparo, dentre outros. Com a ampliação, ainda teremos toda a estrutura necessária para urgências e emergências, será uma unidade de Saúde de ótima categoria. ”

Atendimento diversificado

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a UBS Colina Azul, após a ampliação, será referência para mais de 20 bairros da região. “O fortalecimento da rede da SMS é uma prioridade. Em sua gestão, apenas para citar as UBS’s, o prefeito Gustavo Mendanha entregou, de 2017 até agora, além desta, as unidades Chácara São Pedro, Rosa dos Ventos, Garavelo Park, Setores Santo André, Cruzeiro do Sul e Bairro Ilda. Aqui, para se ter uma idéia da diversidade do atendimento, temos consultas agendadas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia para toda a região, além de ações e programas para promoção da saúde, vacinação, odontologia, pré-natal, atendimentos de enfermagem e relacionados à Saúde da Mulher, hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose”.