Prefeitura de Aparecida inicia vacinação contra a dengue em crianças a partir da próxima quinta, 15 de fevereiro

Por Camila Godoy

10 de fevereiro de 2024

Por Camila Godoy

10 de fevereiro de 2024


Foto: Arquivo Secom Aparecida

Quem tem 10 e 11 anos poderá receber o imunizante em 38 postos. Secretaria de Saúde também vai levar a vacinação para as escolas

Nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu as primeiras doses da Qdenga, vacina contra a dengue. As 14.492 doses do imunizante serão aplicadas em crianças de 10 e 11 anos, a partir da próxima quinta-feira, 15 de fevereiro.

A Qdenga estará disponível em todos os 38 postos de vacinação da cidade. Para receber o imunizante, as crianças de 10 e 11 anos deverão apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.

Para facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também levará o imunizante para as escolas da cidade.

Como funciona a vacinação

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado pode receber o imunizante.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica que conforme novas doses da vacina cheguem na cidade, a imunização será ampliada para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

“O público-alvo da vacinação foi definido pelo Ministério da Saúde considerando os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença. Assim, começamos com as crianças de 10 e 11 anos, mas iremos ampliar até os 14 anos”, enfatiza o secretário.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, destaca que a Qdenga foi incluída no Programa Nacional de Imunizações, do Sistema Único de Saúde, neste ano e que todas as decisões sobre a vacinação vêm desse programa. “Aparecida está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e vai trabalhar para proteger o maior número de pessoas”.

Estratégia que funciona

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, lembra que a vacinação escolar é uma estratégia que funciona muito bem na cidade. “Sempre alcançamos bons resultados quando levamos a imunização para as escolas. Lá estão as crianças e essa facilidade ajuda muito os pais, que na correria do dia a dia têm dificuldades para se deslocarem até uma unidade de saúde”, comenta.

Ela reforça que a vacina é segura e necessária: “Toda a população tem acompanhado nos jornais o aumento de casos da dengue e mais do que nunca precisamos proteger nossas crianças. A dengue é uma doença grave e que mata”.

Renata destaca ainda que a vacina vem para evitar complicações pela doença nessa faixa etária, “mas não dispensa as medidas de controle contra o mosquito transmissor da doença, que devem continuar sendo realizadas pela população”.

Postos de Vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Riviera
UBS Jardim Florença
UBS Independência Mansões
UBS Tiradentes
UBS Pontal Sul 2
UBS Papilon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Ilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germano
UBS Jardim dos Ipês
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Bairro Independência
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Santa Luzia
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim dos Buritis
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Chácara São Pedro
UBS Expansul
UBS Santo André
UBS Cândido de Queiroz
UBS Alto Paraíso
UBS Boa Esperança
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)