Prefeitura de Aparecida investirá R$ 10 milhões em reformas de unidades escolares

Por Felipe Fulquim

13 de novembro de 2019

Por Felipe Fulquim

13 de novembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Etapa inicial do “Programa: Cuidar da Escola é Dever de Todos” prevê reformas e reparos na infraestrutura das 94 unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Aparecida

O prefeito Gustavo Mendanha e a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Valéria Pettersen, na manhã desta quarta-feira, assinaram uma ordem de serviço no valor de R$ 10 milhões para manutenção de unidades escolares da Rede Municipal de Educação. A solenidade, realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, contou com a presença de inúmeros diretores de escolas, vereadores e profissionais ligados à Educação em Aparecida de Goiânia.

Gustavo Mendanha fez a leitura da lista das 17 escolas e do Cmei que estarão na primeira etapa do programa e falou sobre o compromisso de sua gestão com a manutenção das unidades de ensino de Aparecida. “Esses R$ 10 milhões serão parte do recurso que investiremos neste programa de reformas e reparos nas escolas da nossa cidade no próximo ano, que poderá chegar à ordem de R$ 30 milhões. Temos um compromisso com a Educação e, com recursos próprios, estamos investindo para melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e para o conforto dos nossos alunos”.

Na ocasião, o prefeito também destacou os avanços na área da Educação no município e anunciou novidades para 2020. “Já estamos com a robótica implementada em 50% da Rede Municipal de Educação e chegaremos aos 100% em 2020. Compramos parquinhos para colocar em várias unidades escolares, e iremos promover espetáculos musicais com grupos de renome nacional. Além disso, estamos avaliando também a possibilidade de dar um abono aos profissionais da Educação ainda este ano”, revelou.

A secretária Valéria Pettersen destacou a importância do “Programa: Cuidar da Escola é Dever de Todos” para a conservação do patrimônio material das unidades educacionais do município e enumerou as principais necessidades de intervenções apresentadas pelos diretores e pela empresa de engenharia nesta primeira etapa das obras.

“Iremos começar com essas 18 unidades escolares e, assim que acabar essa etapa, o prefeito Gustavo Mendanha assinará novas ordens de serviços, de modo a atender todas as 94 unidades do município. Entre as principais necessidades apresentadas pelos diretores e pela empresa de engenharia, temos intervenções referentes a pisos e revestimentos, a forros e esquadrias, a portas e portões, a instalações elétricas e hidrosanitárias. Há também necessidade de pintura, reforma da cobertura e serviços de adequações de algumas unidades na parte de acessibilidade. Tudo isso será contemplado no processo licitatório vencedor do certame de execução para essas reformas e reparos”, explicou.

O vereador e presidente da Comissão da Educação da Câmara Municipal, Willian Panda, destacou a importância deste programa para o atendimento das necessidades de reforma e reparos das unidades escolares de Aparecida.

“Esse é um dos momentos mais importantes para a Rede Municipal de Aparecida este ano. Essas reformas serão fundamentais para o bom funcionamento das unidades. Nós, vereadores, visitamos regularmente várias escolas onde recebemos inúmeros pedidos de ajuda, que certamente serão atendidos dentro deste programa, que precisa contemplar todas as unidades de ensino do nosso município”, ressaltou.

A empresa MCDE Engenharia irá prestar os serviços de reparo nas escolas da Rede Municipal de Educação e executará as ações a partir de um plano de trabalho que contempla a formação de equipes de pessoal e equipamentos adequados à demanda apresentada por cada unidade educacional.

“A proposta é atender as demandas levantadas pela empresa vencedora do edital e de acordo com as necessidades apresentadas pelos gestores destas unidades. Essas reformas também visam adequar nossas unidades escolares as exigências do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. A partir da assinatura do prefeito hoje, iniciaremos as obras de reparo a partir da próxima semana”, informou o engenheiro da Semect, Thiago Guimarães.

A diretora da Escola Municipal O Pequenino, Maria da Glória de Oliveira, comemorou a assinatura da ordem de serviço e listou as obras que serão realizadas na unidade em que está a frente da gestão. “Além das obras hidráulicas, elétricas e a troca de uma parte do telhado da nossa Escola, o maior ganho que teremos será nas obras de adequação do espaço que abrigará nossa quadra de esportes, para que as crianças possam fazer suas aulas práticas, em especial as da disciplina de Educação Física”, contou.