Prefeitura de Aparecida já imunizou 13% da população da cidade

Por Daniela Ribeiro

27 de abril de 2021

Foto: Enio Medeiros

Aplicação da primeira dose em idosos acima de 60 anos e profissionais de Saúde já agendadas continuam na cidade. Drives são suspensos até a chegada de novas doses

Aparecida de Goiânia aplicou, até esta segunda-feira, 26 de abril, 80.141 doses de vacina contra a Covid-19 em idosos, profissionais de saúde e das forças de segurança. Assim, cerca de 13% da população de Aparecida já foi imunizada com ao menos uma dose. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue nesta semana vacinando os idosos acima de 60 anos residentes na cidade que fizeram o agendamento da primeira dose pelo aplicativo Saúde Aparecida.

A SMS está vacinando, também por agendamento, os profissionais de saúde que atuam na cidade e os membros da força de segurança com atendimento in loco. E desde às 15h desta terça-feira, 27, os drives da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do Centro de Especialidades estão com as atividades suspensas aguardando uma nova remessa de doses enviadas pelo Ministério da Saúde por meio do Governo Estadual, para serem retomados. O último carregamento de doses para 1ª dose chegaram ao município no dia 23 de abril.

“Nossa estrutura está montada e aguardamos um novo envio de doses para continuarmos atendendo aos idosos acima de 60 anos em Aparecida. Nesta última remessa recebemos 6 mil doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz para aplicação da primeira dose e 7,2 mil doses de Coronavac para aplicação da segunda dose. Continuamos atendendo então nesta semana os idosos e profissionais de saúde já agendados nas Unidades Básicas de Saúde e os agentes das forças de segurança nos quarteis e bases. E dependendo da quantidade de doses recebidas, podemos ampliar e começar a atender o grupo prioritário de comorbidades, seguindo sempre o Plano Nacional de Imunização”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

A coordenadora reforça que Aparecida conta com oito postos disponíveis para aplicação da primeira e da segunda dose, sendo três drive-thrus e cinco Unidades Básicas de saúde. Os drives para primeira dose ficam na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela no Setor Solar Central Park e no Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança. O atendimento nesses locais é das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio, quando há estoque de doses disponíveis. Já o drive para segunda dose, fica no estacionamento do Aparecida Shopping, no setor Serra Dourada. Também não precisa de agendamento e atendimento é das 8h à 18h.

Para receber a primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a vacinação ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A vacinação nas unidades ocorre das 8h às 17h. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura pelo link – https://webapp.aparecida.everyday.net.br/ . A aplicação da segunda dose nessas mesmas unidades não requer agendamento prévio, apenas ir no dia aprazado no cartão de vacinação da pessoa que recebeu a primeira dose.

Profissionais de saúde e de segurança

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profissionais de saúde que atuam em Aparecida podem agendar atendimento pelo aplicativo Saúde Aparecida – https://webapp.aparecida.everyday.net.br/. As vagas estarão disponíveis a partir das 8h desta terça-feira, 20. Já os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento continuam sendo vacinados in loco conforme cronograma estipulado pela SMS.

Próximos grupos

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). Assim, como divulgado desde o início da Campanha pelo Ministério da Saúde, ao todo, virão 200 mil doses de vacina para a cidade. O planejamento do governo federal é imunizar os seguintes grupos prioritários: idosos (pessoas com mais de 60 anos), profissionais de Saúde, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais do transporte coletivo e caminhoneiros. Esses grupos estão divididos em quatro fases da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Qualquer alteração nesse planejamento será comunicada aos municípios.

Dose 2

A vacinação com a Dose 2 segue disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.