Prefeitura de Aparecida lança novo portal informativo

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Ao acessar o novo endereço, oquetemsidofeito.com.br, a população conhecerá as obras e serviços realizados pela administração do prefeito Maguito Vilela, por regiões, e ainda o status atual de cada uma delas.

Aparecida de Goiânia, 19 de abril de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e o secretário de Comunicação, Ozeias Laurentino Júnior, por meio da Diretoria de Marketing, lançaram nesta terça-feira (19), o novo portal do município, oquetemsidofeito.com.br. O objetivo é informar a população sobre as obras, ações ou programas realizados pela administração Maguito, ao longo de seus mais de sete anos.

O portal faz parte da campanha desenvolvida pela Diretoria de Marketing da Secom, “Tudo que acontece de bom em Aparecida você vê Aqui”, que utiliza, além do site oficial da Prefeitura, perfis institucionais da administração nas redes sociais para interagir com a população. Por meio da hasteg #CoisasBoasTambémAcontecem, os internautas podem buscar todos os assuntos relacionados às ações da prefeitura nesses canais.

“Aparecida está em ritmo acelerado e não pode parar esse desenvolvimento. O portal é uma forma de permitir à população conhecer esse desenvolvimento, que é fruto do trabalho de todas as secretarias juntas. A harmonia existente na nossa gestão, e também com a Câmara Municipal de Vereadores, é o que permite tantas realizações, como esta”, avaliou o prefeito Maguito Vilela, durante o evento.

De acordo com o diretor de Marketing da Secom de Aparecida, Júnior Vilela, responsável por desenvolver o portal, cerca de 400 obras foram listadas. “Elas estão separadas por quatro categorias que são Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento e Educação. A categoria de Desenvolvimento engloba todas as demais pastas, como Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, prestação de serviços e programas”, explicou o diretor.

Cada uma das obras e serviços listados são classificados em três status: projetos, obras ou em funcionamento. Ao clicar no ícone escolhido, o morador terá acesso ao nome da obra, endereço completo e foto. “A busca também pode ser feita por bairro, não apenas categoria”, lembra Júnior Vilela. Para isso, o internauta tem duas opções, clicar no campo inferior esquerdo do site e digitar seu endereço, ou, no lado direito, escolher o bairro desejado na lista oferecida pelo próprio site.

“Todos os bairros estão listados e em todos eles existe pelo menos uma intervenção da Prefeitura, como asfalto, praças ou outro equipamento público importante”, destacou Júnior, que lembra que a diretoria contou com o suporte das demais secretarias, entre elas a de Projetos e Captação de Recursos, liderada pela secretária Valéria Pettersen, para reunir todas as obras e informações contidas no site.

O secretário de Comunicação de Aparecida, Ozeias Laurentino Júnior, também deixou claro à plateia presente no lançamento – composta por secretários, vereadores e auxiliares da administração municipal – que o portal será atualizado continuamente, à medida em que a administração municipal for avançando.

“Possivelmente, nem tudo está no site, porque o volume de ações em Aparecida é imenso. Por isso, o site será continuamente atualizado, com a ajuda também dos gestores, que vão manuseá-lo e continuar nos informando sobre suas ações”, destacou. “O site é um legado para a cidade de Aparecida, para que o morador possa se localizar, saber o que está sendo feito em toda a cidade, nos bairros vizinhos e distantes, não apenas no seu”, completou o secretário.

ACESSOS – O portal oquetemsidofeito.com.br está em funcionamento, desde o mês de março, quando a Prefeitura iniciou a distribuição dos carnês de IPTU e ITU em todo o município. O endereço da página foi divulgado nos carnês. “Sem qualquer publicidade paga, antes mesmo do lançamento do portal, já contabilizamos mais de 26 mil acessos. Isso mostra que o morador tem curiosidade de saber o que acontece em sua cidade. Só precisa de instrumentos que o informem bem”, destaca o secretário Ozeias.

O grande volume de acessos já possibilitou que o site apareça entre os dois principais endereços buscados na primeira página do GOOGLE, cada vez que se procura pelo que tem sido feito em Aparecida de Goiânia. “Outra preocupação nossa foi de fazer um site responsivo, ou seja, que se adapta ao formato da tela do aparelho utilizado pelo internauta, como o computador, o tablet ou um smartphone. Isso facilita a visualização do site, a leitura, e um carregamento mais rápido de fotos e informações a cada acesso que o morador faça”, lembrou Júnior Vilela.

PERFIS OFICIAIS – Durante o lançamento do novo portal, o secretário Ozeias informou ainda que os perfis institucionais Prefeitura de Aparecida e Maguito Vilela, no facebook, foram verificados pelo próprio site na semana passada e certificados como oficiais. “Isso significa que o site atestou que todas as postagens e informações publicadas pelos dois perfis são verdadeiras e confiáveis”, explicou.