Prefeitura de Aparecida lança obras de pavimentação asfáltica do Parque das Nações

Por Rafael Freitas

20 de maio de 2021

Por Rafael Freitas

20 de maio de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

A pavimentação asfáltica melhora não só as condições estruturais e de urbanização das vias urbanas, mas também propicia melhores condições de saúde, por causa da diminuição da lama e poeira. O asfalto ainda ajuda na valorização dos imóveis, sendo um dos benefícios mais pedidos pelos moradores das cidades, como é o caso do senhor Ronicley Gonçalves, morador do Parque das Nações, bairro que teve as obras de pavimentação lançadas nesta quinta-feira, 20.

“É motivo de muita alegria a chegada desse benefício. A gente lutava pelo asfalto há muito tempo e ver as máquinas chegando aqui na rua é pra agradecer demais. Agora acaba a poeira e a lama e nossas casas serão mais valorizadas”, disse Ronicley ao acompanhar com a família o lançamento das obras.

A assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos, que consiste em terraplanagem, construção de galerias pluviais, asfalto e meio-fio, com sinalização de trânsito, foi feita pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

“Estou lançando aqui uma obra importante que vai trazer dignidade, saúde, novos investimentos para essa região, valorização dos imóveis e segurança. Tenho certeza que é um benefício que transforma a vida das pessoas. Assinei a ordem de serviço para o início dos trabalhos de infraestrutura e espero que dentro de 120 dias eu possa voltar aqui para inaugurar essa obra”, afirmou ele pontuando o prazo dado pela empresa para conclusão da obra.

Ao todo, 38 ruas do setor serão contempladas com a pavimentação, completando todo o setor com o asfalto. Segundo a Secretaria de Infraestrutura serão feitos 3.163,98 metros de galerias para drenagem e captação das águas das chuvas; 71.761.163,47 m² de asfalto e 15 mil m² de meio-fio. O valor total do investimento é de R$ 7 milhões.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, pontuou o cronograma das obras. “Primeiramente será feita a rede pluvial, terraplanagem e por último a pavimentação. É um serviço que demanda cascalhamento e nivelamento das ruas. Ressaltamos que o bairro será 100% asfaltado, resolvendo um problema antigo e atendendendo a reivindicação da comunidade. A cidade está crescendo muito e a população merece esse benefício”.

“Como vereador e morador aqui do bairro, digo que estamos todos muito felizes e agradecidos com o início dos trabalhos de pavimentação que irá cobrir todas as ruas. Não ficará nenhuma para trás. Nossa população nunca mais sofrerá com a ação das chuvas e da seca”, destacou o vereador Diony Nery (PSDB).

Mais asfalto

Além das obras de pavimentação lançadas nesta quinta no Parque das Nações, a prefeitura de Aparecida de Aparecida de Goiânia está com outras nove frentes de trabalho em andamento em toda a cidade. “Meu intuito é levar a pavimentação para todas as ruas da cidade e para isso estamos concluindo bairros iniciados no ano passado, antes das chuvas e iniciando as obras em outros tantoss. Até o fim deste mês, serão 11 frentes com recursos próprios e também por emendas e recursos federais”, sublinhou o prefeito Gustavo Mendanha.

Neste momento, o trabalho é executado nos seguintes bairros: Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Vila Oliveira, Pontal Sul e Jardim Itapuã 2. “Na próxima semana teremos ainda o lançamento da primeira etapa do Setor Rosa dos Ventos”, comentou vice-prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

Em Aparecida, os bairros contemplados com a pavimentação recebem também o sistema de drenagem com a instalação das redes de galerias pluviais e meio-fio. “Com esse trabalho, evitamos problemas futuros como, por exemplo, alagamento das vias e cortes no asfalto para implantação de galerias. Assim, também geramos economia aos cofres públicos”, aponta o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

Logo após o fim do período chuvoso, a Prefeitura de Aparecida retomou as obras de pavimentação no Setor Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul e Jardim Himalaia. R$ 22,5 milhões serão usados para concluir as obras de pavimentação nestes cinco bairros até o mês de agosto.

Máquinas trabalham na terraplanagem das ruas da Vila Oliveira (Claudivino Antunes)

Na Vila Oliveira, a administração municipal investe mais R$ 7,2 milhões foram empregados em obras de terraplanagem, pavimentação, construção de galerias pluviais, meio-fio e calçada. A previsão é que o trabalho seja concluído até agosto. “Nesse período seco, o trabalho é realizado em um ritmo melhor, pois não precisamos realizar pausas devido às chuvas. Nossa expectativa é finalizar essas frentes dentro de até três meses”, explica o   superintendente de Obras da Seinfra, Roberto Lemos Oliveira.

Já a primeira etapa de pavimentação do setor Rosa dos Ventos, que será lançada na próxima semana, contemplará 50,7 mil metros m² de asfalto, 12,4 mil metros de meio-fio e mais 3,1 mil metros de galerias pluviais ao custo de mais de R$ 5,1 milhões.

Presenças – A solenidade de lançamento das obras de pavimentação do Parque das Nações contou com a presença dos secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Ricardo Teixeira (Articulação Política), Vanilson Bueno (Ação Integrada), do vereador Diony Nery (PSDB), além do deputado estadual Talles Barreto (PSDB).