Prefeitura de Aparecida leva benefícios e serviços para famílias da ocupação Alto da Boa Vista

Por Rafael Freitas

2 de outubro de 2021

Por Rafael Freitas

2 de outubro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Habitação, realizou na manhã deste sábado, 02, uma ação social no assentamento Alto da Boa Vista. A ação contou com diversos atendimentos na área da Saúde, Social e Habitacional. Participaram da ação social os secretários municipais Willian Panda (Habitação) e Mayara Mendanha (Assistência Social). O assentamento, que fica em uma área privada, possui hoje mais de 600 famílias instaladas que foram beneficiadas com o mutirão de serviços.

O mutirão social ofereceu a comunidade vacina contra Covid-19 (1º dose para pessoas com 12 anos ou mais), testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e inscrição ou atualização do Cadastro Único, que habilita famílias a participarem de programas e benefícios sociais concedidos pelo Governo Federal, como o Programa Minha Casa Verde e Amarela. Na ocasião, técnicos da Secretaria Municipal de Habitação iniciaram visitas as famílias para elaboração de relatórios socioeconômicos para proposta de regularização fundiária.

O secretário municipal de Habitação, Willian Panda, pontuou que a prefeitura tem atuado na promoção de políticas públicas para a garantia da moradia própria para aquelas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ele destaca os apartamentos entregues no Buriti Sereno e agora no Agenor Modesto como ações positivas, além da regularização fundiária de imóveis. “Agora estamos iniciando o projeto de Moradia Social que irá beneficiar mil famílias com a casa própria”, contou ele.

O secretário salientou ainda a importância do mutirão para garantir maior dignidades às famílias que vivem na ocupação. “Resolvermos fazer esse mutirão com objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas famílias e proporcionar maior dignidade para todos da ocupação Alto da Boa Vista”, concluiu.

A secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, afirma que o mutirão garantiu maior assistência a comunidade. “Foi um dia especial onde pudemos trazer para essa comunidade, a qual atgendemos já em diversas demandas, os serviços essenciais fornecidos pela secretaria como o Cadastro Único, que habilita as famílias carentes a participarem de programas sociais”, sublinhou a secretária.

Dona Zenaide Cardoso foi uma das centenas de moradores da ocupação atendida pelos servidores das secretarias municipais. Ela contou que aproveitou a oportunidade para atualizar o Cadastro Único e se vacinar contra a covid-19. “Vim atualizar o cadastro e tomar a primeira dose da vacina, pois não tive condições até hoje de ir a um posto de saúde. Então foi bom que eles vieram aqui trazer a vacina pra gente”, disse ela. Ronaldo Sousa fez seu cadastro pela primeira vez. “É a primeira vez que faço esse cadastro. Trouxe todos os documentos e quero tentar o Bolsa Família”, sublinhou.

A ação contou com a presença do deputado federal Elias Vaz (PSB) que destinou verba de R$ 1,8 milhões para a secretaria de Habitação para moradia popular e do presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, que enalteceu a iniciativa. “Essa é uma atenção especial da prefeitura a essa comunidade carente. Vejo aqui muitas famílias sendo atendidas e fazendo inscrição para participar de programas sociais. Portanto, foi uma iniciativa de suma importância para que essas pessoas tenham acesso aos serviços municipais e federais”, finalizou.