Prefeitura de Aparecida pagará R$ 11,5 milhões em valores retroativos ao Piso dos Professores

Por Felipe Fulquim e Daniela Ribeiro

27 de dezembro de 2019

Por Felipe Fulquim e Daniela Ribeiro

27 de dezembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Acordo firmado entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e o Sintego. Aparecida prevê pagamento em duas parcelas, sendo a primeira até 30 de dezembro

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo homologou na tarde desta sexta-feira, 27, o acordo firmado junto à Justiça de Goiás com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás (Sintego), para pagamento retroativo do Piso Nacional do Magistério referente aos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

De acordo com o documento do acordo, o município pagará o montante de R$ 11.569.537,61 a cerca de 2.565 professores que têm direito ao valor retroativo em duas parcelas. A primeira parcela, referente ao Piso Salarial 2015 e 2016 será depositada na conta bancária de cada servidor até o dia 30 de dezembro de 2019 e a segunda parcela será relativa ao Piso Salarial de 2017, 2018 e 2019.

O pagamento da segunda parcela será feito no mês de agosto de 2020. Ainda segundo o acordo firmado, esse valor de mais de R$ 11,5 milhões não terá incidência de juros e multas em sua assinatura. O prefeito Gustavo Mendanha destacou que o bom diálogo entre o poder público e a categoria foi essencial para o fechamento deste acordo e falou ainda da importância de todos os servidores da Educação para um futuro melhor para as crianças.

“Os professores são peças fundamentais na criação de uma sociedade mais justa e igualitária, por isso trabalhamos, desde 2017, na busca de uma solução que fosse boa para todas as partes. Assim, hoje, resgatamos esse compromisso com os nossos servidores da Educação”, comentou o gestor em um vídeo publicado em suas redes sociais.

A secretária da Educação, Valéria Pettersen, enalteceu os resultados firmados na tarde desta sexta-feira, que tem por objetivo fazer justiça ao direito de pagamento do Piso Nacional do Magistério em Aparecida de Goiânia. “O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário da Fazenda André Rosa e o Sintego Aparecida, foram sensíveis a articulação deste acordo que visa o atendimento do direito dos nossos professores. E assim, fazemos justiça a esses servidores”.

O presidente do Sintego Aparecida, Valdeci Português, comemorou o resultado deste acordo entre o município e a categoria. “Essa é uma vitória da categoria que vem lutando desde 2015 para receber os salários retroativos conforme o piso salarial. Desde sempre nos juntamos com a prefeitura, que foi sensível à causa, para dialogar e desta forma construímos esse acordo que beneficia os professores do município”, comentou.