Prefeitura de Aparecida prevê economia de 30% com aplicativo para carros oficiais

Por Allan David

17 de janeiro de 2020

Por Allan David

17 de janeiro de 2020

Foto: Wigor Vieira

Alinhada ao conceito de economia compartilhada, a Prefeitura de Aparecida estima reduzir em pelo menos 30% os custos com deslocamento de servidores para missões oficiais na cidade utilizando o novo aplicativo Siga (Sistema Integrado de Gestão de Automóveis). A plataforma digital, que funciona de forma semelhante a outros aplicativos de transporte individual de passageiros, como Uber e 99 POP, foi lançada nesta sexta-feira, 17, na Cidade Administrativa.

A diferença em relação aos outros aplicativos está na finalidade das viagens – restritas aos servidores e para serviço da administração pública – e na característica da frota, que neste caso é composta de carros pertencentes à Prefeitura de Aparecida. No período de testes do Siga, que começou em outubro passado, a Diretoria de Carros Leves detectou uma economia mensal de 43% na quilometragem e 23% no consumo de combustível.

“A ideia é que no futuro possamos reduzir a nossa frota”, disse o prefeito Gustavo Mendanha no lançamento do Siga. Ele citou o exemplo da Prefeitura do Recife (PE), que cedeu o app sem custo para utilização em Aparecida. Em poucos meses, os resultados satisfatórios com o aplicativo permitiram com que a administração da capital pernambucana reduzisse sua frota de veículos leves de 1.000 para 700 carros.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida, professor Cleomar Rocha, explicou que essa redução na frota e, consequentemente, nos custos de operação, só foram possíveis porque o Siga permite o compartilhamento do carro. Assim, servidores que estiverem indo para locais próximos, mesmo sendo eles de diferentes secretarias, podem dividir o mesmo veículo na viagem, dispensando o uso de outros carros para fazer um trajeto igual.

Inicialmente, o Siga atenderá às chamadas dos servidores que trabalham nas 11 secretarias sediadas na Cidade Administrativa. Mas o plano do prefeito Gustavo Mendanha é de estender o serviço em breve para as demais pastas, como da Saúde, Educação e Desenvolvimento Urbano, por exemplo. “O Siga vai proporcionar economicidade de recursos públicos e tempo, e tudo isso vem para melhorar muito a nossa gestão”, comentou Gustavo.

Prefeito Gustavo Mendanha: Siga trará economia de recursos públicos e de tempo – Foto: Wigor Vieira

Cedido à Prefeitura de Aparecida pela administração do Recife através de uma cooperação técnica, o Siga recebeu melhorias feitas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os profissionais de Aparecida adicionaram ao aplicativo o recurso de chamadas múltiplas (compartilhamento do carro) e melhoraram o sistema de localização do usuário.

Francinaldo Leitão é um dos motoristas que já estão utilizando o Siga. Num teste que o prefeito fez durante o lançamento do Siga, Leitão foi designado pelo app para atender à chamada de Gustavo Mendanha. “É muito fácil, muito prático e já estamos bem adequados ao novo sistema”, garantiu o servidor. Leitão e outros 15 motoristas receberam da Prefeitura de Aparecida smartphones novos para usar no serviço diário com o Siga.

Para assegurar a transparência no uso dos carros públicos, o Siga requer do usuário, a cada viagem, as informações da finalidade do deslocamento, que deve ser feito exclusivamente para atender aos interesses da população de Aparecida. Diretor de Veículos Leves da Prefeitura de Aparecida, Leonardo Alves adianta que a gestão municipal deve entregar mais 80 smartphones para viabilizar o uso do Siga em outros veículos da frota do Poder Executivo.

O ex-deputado federal Daniel Vilela acompanhou hoje o lançamento do Siga. Ele enalteceu a capacidade de realização da gestão de Gustavo Mendanha e afirmou que “Aparecida hoje é a grande referência de boas ideias”. Também prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Veter Martins, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, o deputado estadual Henrique Arantes (MDB) e o deputado federal Adriano do Baldy (PP-GO), além de diversos vereadores e outros membros do secretariado.

O evento na Cidade Administrativa contou com participação ainda do ex-jogador da Seleção Brasileira Josué, que é empreendedor em Aparecida.

Secretário Cleomar Rocha explicou o funcionamento das novas câmeras de videomonitoramento – Foto: Wigor Vieira

Após o lançamento do Siga, o prefeito Gustavo Mendanha apresentou a Daniel Vilela e aos deputados Henrique Arantes e Adriano do Baldy as instalações do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) da Prefeitura de Aparecida. A estrutura, que fica na Cidade Administrativa, vai abrigar as unidades de videomonitoramento e processamento das imagens das 650 câmeras de alto definição, equipadas com inteligência artificial e reconhecimento facial, que estão sendo instaladas na cidade como parte do projeto Cidade Inteligente. Essa iniciativa, idealizada por Gustavo, usa a tecnologia como meio para proporcionar soluções na administração pública em áreas como segurança pública, saúde, educação e meio ambiente.