Prefeitura de Aparecida prioriza ações integradas para enfrentar o período chuvoso

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

“Durante o período chuvoso estamos sujeitos a muitos imprevistos e para evitá-los vamos priorizar as ações de defesa civil em um trabalho conjunto e integrado das diversas secretarias do município e de parceiros como Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar”, anunciou o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, durante reunião realizada nesta quarta-feira, dia 9, pela manhã. Acompanhado do vice-prefeito Ozair José, Maguito Vilela assinou o decreto que prorroga o prazo da situação de emergência da região do Parque Tamanduá, garantindo, assim, recursos do Governo Federal para conter a erosão e evitar acidentes. “Foram feitas várias ações mitigadoras, como conteção de encosta, mas com a troca do ministro da Integração Nacional, não foram definidos, ainda o volume dos recursos para resolvermos o problema. A prorrogação do prazo da Situação de Emergencia no Parque Tamanduá nos garante o recebimento dos recursos”, explicou o prefeito Maguito Vilela.

O segundo decreto assinado pelo prefeito Maguito Vilela garante a integração das diferentes secretarias e órgãos municipais visando o atendimento rápido e eficaz nas situações e casos de emergências ocorridos em Aparecida. O decreto determina que todos se envolvam na “promoção de ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas com o objetivo de minimizar os desastres naturais, tecnológicos e antrópicos no município”. As ações integradas de Defesa Civil envolvem secretarias como Infraestrtura e Obras, Desenvolvimento Urbano, Defesa Social e Guarda Municipal, Meio Ambiente, SMTA, GGIM, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e polícias Civil e Militar.Outra providência que irá garantir o pronto atendimento em casos de emergência é a instalação da linha telefônica 199 que ficará no GGIM. Hoje as ligações feita para o 199 são direcionadas para a Defesa Civil Estadual.

Durante a reunião alguns secretários apresentaram os pontos críticos do município e as ações de prevenção. Os decretos garantem o pleno funcionamento da Defesa Civil e o trabalho integrado com diferentes órgãos do município, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) visando ações preventivas. A reunião aconteceu no Centro Cultural e Lazer José Barroso.

O prefeito Maguito Vilela cobrou ações efetivas na região do córrego Santo Antônio, próximo à BR-153, com objetivo de evitar problemas futuros em função do aumento do volume de água do manacial. Entre as ações está a limpeza do bueiro existente no local e um trabalho de parceria com o Denit, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil Estadual.

Para garantir a implantação do Plano Municipal de Defesa Civil, previsto em lei, o prefeito Maguito Vilela prepara decreto que estrutura o Fundo e o Conselho Municipal de Defesa Civil. “Este decreto visa estruturar a Defesa Civil de Aparecida, criada nesta gestão; além de criar o Fundo Municipal e do Conselho Municipal que irão garantir agilidade para que a Defesa Civil de Aparecida possa atender e resolver os problemas e situações de emergência que surgirem, em especial no período chuvoso”, esclarece o secretário Euler Moraes.

A reunião contou com a presença dos secretários de Governo e Integração Institucional, Euler Moraes; Meio Ambiente, Fábio Camargo; Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas; Infraestrutura e Obras, Mário Vilela; Licitação e Compras, Raul Coutinho Neto, Saúde, Paulo Rassi; e Defesa Social e Guarda Municipal, sargento Cachoeira; o superintendente da Defesa Civil, Juliano Cardoso; o presidente da SMTA, Valdemir Souto e representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Polícias Civil e Militar.