Prefeitura de Aparecida realiza intervenção na Vila Maria para desvio de trecho da BR-153

Por Rafael Freitas

27 de janeiro de 2022

Por Rafael Freitas

27 de janeiro de 2022

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Infraestrutura e Trânsito, está realizando intervenções na Avenida Odorico Neri, na Vila Maria. A via duplicada será uma das rotas alternativas para desvio da BR-153, parcialmente bloqueada no km 508, próximo a Pepsico Mabel. As intervenções serão concluídas até a próxima semana.

O pedido de desvio da rodovia para vias da cidade foi solicitado pela concessionária Triunfo Concebra, responsável pela administração da BR-153, entre Goiânia/Brasília. A empresa irá construir uma ponte no trecho do km 508 da rodovia federal onde a pista cedeu sobre o Córrego Santo Antônio.

O engenheiro civil Murilo Vilela, que atua na Secretaria de Infraestrutura, afirma que um intervalo de cerca de 130 metros, paralelo a BR, será pavimentado para facilitar o desvio. “Estamos pavimentando este trecho que dá acesso pela Avenida São Paulo à Avenida Odorico Neri na Vila Maria”, afirmou.

As intervenções na região da Vila Maria também contarão com nova sinalização de trânsito nas ruas para desvio. A Rua Manoel Cabral será sinalizada no sentido único Aparecida-Goiânia, enquanto a Rua Maria Conceição das Dores será mão única no sentido Goiânia-Aparecida. Essas duas vias, próximo a empresa Rápido 900, vão colaborar com o desvio para veículos leves, evitando congestionamentos.

Sinalização

O secretário executivo de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA), Sérgio Carvalho, afirma que o acesso nas imediações será facilitado. “Quem vem no sentido Goiânia-Aparecida pela BR-153 terá esse acesso da Avenida Odorico Neri como rota alternativa para veículos leves. O condutor vai passar pelo Eixo-Norte Sul 03 e na altura do Espaço Goiás vai entrar naquele contorno que dá acesso ao Anel Viário para depois entrar na BR de volta”, pontuou. Segundo ele, o desvio terá um percurso de cerca de 2km.

Eixo 1

Além do desvio na Vila Maria pelo Eixo Norte Sul 3, a prefeitura de Aparecida destaca ainda o Eixo Norte-Sul 1 como rota alternativa para quem trafega no sentido Aparecida/Goiânia. Os caminhos podem ser usados para facilitar o deslocamento, bem como evitar congestionamentos e situações adversas no trecho interditado, para que as obras sejam concluídas com mais rapidez.

O Eixo Viário Norte-Sul 01 – Avenida Jataí – possui 13,5 km de extensão com pista dupla, ciclovia e ciclofaixa, interligando todos os bairros e conectando a região Leste ao Centro de Aparecida. O eixo é uma rota alternativa à rodovia federal, saindo do Jardim Bela Vista no limite com a capital até o setor Retiro do Bosque, chegando à região Central. A via percorre e interliga bairros como Santa Luzia, Jardim dos Buritis, Chácara São Pedro, Conjunto Mabel, e os polos industriais Daiag, Dimag e Parque Industrial José de Alencar.

O explicou o diretor de operações da Triunfo Concebra, Eric Almeida, afirmou em reunião na última sexta-feira, 21, que a obra deve ser concluída no prazo de 60 dias. “Queremos manter na rodovia somente os veículos pesados, que fazem trajetos de longa distância, melhorando, assim, o tráfego tanto para quem estará na rodovia como para usuários locais da BR”.