Prefeitura de Aparecida realiza mais de 3,5 mil atendimentos em saúde neste sábado

Por Polliana Martins

9 de abril de 2022

Por Polliana Martins

9 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

O Mutirão de Atendimentos Especializados (consultas e exames) conta com mais de 30 médicos e ocorre no Centro de Especialidades e em hospitais conveniados. Todas as vagas foram agendadas pela Secretaria de Saúde.

Para diminuir o tempo de espera por consultas médicas especializadas em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, hoje, 9 de abril, uma força-tarefa de atendimentos e exames. Este primeiro mutirão de consultas do ano ocorre das 8h às 13h no Centro de Especialidades e em dois locais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Olhos e a Cemed.

Com todas as vagas seguindo a fila de espera e já agendadas pela SMS, serão realizadas hoje mais de 3.500 consultas médicas em nove especialidades e mais de 70 exames para apoio diagnóstico.

Neste mutirão estão sendo realizadas consultas médicas em oftalmologia, cardiologia, neurologia, proctologia,
urologia, endocrinologia, infectologia, ortopedia e ginecologia. Exames de ultrassonografia e espirometria também estão sendo feitos. No município, todos os atendimentos especializados são realizados mediante encaminhamento de clínico geral e agendados pelas equipes da SMS.

Menor tempo de espera

O prefeito Vilmar Mariano acompanhou o início dos trabalhos no Hospital de Olhos, conversou com pacientes e profissionais, conheceu consultórios e equipamentos e agradeceu a parceria com a instituição e demais conveniadas com a Prefeitura: “Graças a essas parcerias hoje estamos reduzindo a espera de muitas pessoas por esses atendimentos. Com a pandemia, houve um represamento de consultas que agora estão voltando ao normal e estamos à disposição para reforçar ainda mais atividades como essa pelo bem da Saúde do nosso município.”

“O Centro de Especialidades realiza mais de sete mil atendimentos por mês, além dos hospitais conveniados que totalizam mais dez mil atendimentos, ou seja, o rede funciona permanentemente e todos os dias novos encaminhamentos e agendamentos são realizados. Porém, com os mutirões de consultas é possível agrupar em um só dia a mesma quantidade de profissionais e de pacientes que passam pelas unidades durante uma semana, o que reduz o tempo de espera”, explica o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Oftalmologia sem fila

O superintendente de Regulação da SMS, Luciano Moura, informa que a pasta planejou a iniciativa para atender aos pacientes que aguardam por essas consultas: “Na oftalmologia, por exemplo, hoje estamos praticamente zerando a fila de espera. E realizaremos outros mutirões, inclusive com mais frequência, para atender sobretudo às especialidades que têm maior fila. Esta é uma grande mobilização com mais de 30 profissionais da medicina envolvidos, além de outros trabalhadores da nossa rede, com resultados muito positivos para a população.”

Parceria longa e positiva

A diretora do Hospital de Olhos, Andressa Borges Lima, destaca que a parceria com a Prefeitura completa 18 anos em 2022 e “a cada ano que passa essa união vem se consolidando, o que é muito positivo para a população porque aqui diagnosticamos muitas doenças importantes, a oftalmologia vai muito além dos óculos. Milhares de pacientes têm comprometimentos variadas da visão. Hoje esse Mutirão é uma porta de entrada, quem precisar de exames, consultas e cirurgias adicionais ao que foi feito hoje já sairá daqui com a data e o horário marcados para realizar o que for necessário.”

Aprovação dos pacientes

A dona Celeste de Oliveira, moradora do Bairro Cardoso II, teve consulta oftalmológica hoje no Mutirão. Acompanhada da neta, ela fez avaliações e elogiou a iniciativa: “Fui encaminhada após consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do meu bairro e me ligaram avisando pra vir. Só esperei uma semana por essa consulta e achei muito bom, diferente, poder fazer tudo aqui hoje. Agora estou ansiosa para descobrir se é algo sério o que tenho e me tratar, esse hospital tem um conceito muito alto, fiquei muito feliz de ser atendida aqui e agora é torcer pra dar tudo certo.”

Já a Marleide, moradora do Papillon Park, foi ao Mutirão levando o filho Arthur, de 13 anos, que é autista e está com dores de cabeça e dificuldade para enxergar. Usando uma máscara do Homem-Aranha e curioso com os equipamentos, o adolescente foi avaliado e respondeu a todas as perguntas do médico com interesse. Satisfeita, Marleide elogiou a presteza dos profissionais do hospital: “Aqui está tudo ótimo, esperei quatro meses por essa consulta e agora estou aliviada, ele vai usar óculos e isso o ajudará na escola.”