Prefeitura de Aparecida recolhe quase 50 toneladas de entulho no Setor Cidade Vera Cruz

26 de agosto de 2022

Descarte irregular de resíduos sólidos gera multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realizou na manhã desta quinta-feira, 25, a retirada de lixo e entulho em uma área localizada na Avenida V-5, no setor Cidade Vera Cruz, próximo ao Corrego Tamanduá.

O serviço de limpeza urbana ocorre diariamente e tem como objetivo manter o ambiente urbano limpo e promover a preservação do meio ambiente. Três caminhões e uma pá carregadeira foram usados para remover quase 50 toneladas de resíduo sólido.

O descarte irregular de resíduos afeta a qualidade de vida da população. “Nesse local encontramos restos de materiais de construção e outros tipos de resíduos. É muito ruim quando deparamos com uma situação assim, pois o descarte irregular de lixo e entulho prejudica a vida das pessoas, a cidade, e a qualidade do ambiente”, afirma o coordenador de operações da da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Iris Mendonça.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Aldivo Araújo, reforça que manter a cidade limpa é um dever de todos. “Ao cuidar da cidade elevamos a autoestima da população e promovemos qualidade de vida para todos. É um ato de cidadania e um dever da coletividade”, pontuou.

Fiscalização e Denúncia

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Aparecida de Goiânia é o órgão responsável para notificar e aplicar penalidades administrativas para o descarte irregular de resíduos sólidos em calçadas, lotes baldios, espaços públicos e áreas verdes.

Denúncias podem ser registradas pelos telefones 3238-7217/3238-7218 ou Whatsapp 98459-1661. A autuação para esse tipo de infração pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil, a depender do impacto causado.

Conforme legislação municipal, as multas para o descarte irregular de resíduos sólidos podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, a depender da do impacto causado ao ambiente.

Disque Busca

Para ajudar a população na destinação correta de resíduos volumosos, o município oferece o Disque Busca, que integra o Programa de Coleta Seletiva da cidade. O serviço é gratuito e acontece simultaneamente em todas as regiões do município e pode ser solicitado de segunda a sexta, das 8h às 16h, pelo telefone 3545-9969 ou 3545-6040. O Disque Busca recolhe nas residências móveis inutilizáveis, como sofás, armários, tanquinhos e guarda-roupa e outros objetos.