Prefeitura de Aparecida repassa recurso da Lei Aldir Blanc aos artistas culturais da cidade

Por Rackel Vieira

17 de dezembro de 2021

Por Rackel Vieira

17 de dezembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A entrega simbólica do recurso, que contempla 448 artistas culturais aparecidenses, foi feita pelo prefeito Gustavo Mendanha no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro

Os artistas culturais aparecidenses contemplados com a segunda etapa da Lei Aldir Blanc, receberam, simbolicamente, o recurso emergencial cultural, na noite desta sexta-feira, 17, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. Cada artista ou produtor cultural receberá em suas contas bancárias, até o dia 31 de dezembro, a quantia de R$ 5,2 mil. O auxílio deverá ser usado para o desenvolvimento de suas atividades.

Um total de 448 artistas e produtores culturais de Aparecida foram contemplados com o recurso financeiro. Para isso, o município recebeu R$ 2,3 milhões para beneficiar 13 segmentos, como artes visuais e plásticas, teatro, dança, música, artesanato, audiovisual, cultura popular e afrobrasileira, arte urbana, literatura, circense e economia criativa.

A iniciativa do Governo Federal visa apoiar e fomentar um dos setores produtivos mais afetados pela pandemia em todo país, que é o setor cultural, com um recurso financeiro emergencial. Ao poder municipal, coube, entre todos os mecanismos previstos pela Lei, o repasse das verbas.

“Todos nós, de alguma forma, sofremos impactos da Covid, seja na saúde física, emocional, psicológica e econômica. Os trabalhadores do setor cultural foram os primeiros sacrificados e os últimos a retomar suas atividades econômicas, então o recurso é importante como auxilio para a classe e para que a cultura não deixe de ser produzida em nossa cidade. Mais de R$ 2 milhões investidos, que fomentarão a arte e cultura em Aparecida. Foram dois anos difíceis, mas acreditamos que em 2022 teremos cultura, arte e atrações para a nossa população.”, destacou o prefeito.

O artista circense, Alex Lima, foi um dos contemplados com o auxílio emergencial cultural. Para ele o recurso será um incentivo para continuar levando arte e cultura para a população. “Essa ajuda é muito importante porque nós temos a capacidade de levar alegria para toda essa geração que padece de cultura. Com o incentivo financeiro nós temos condições de levar arte e cultura às famílias, já que a pandemia nos deixou desfalcados”, conta o artista.

Artista circense – Alex Lima

Segundo o secretário de Cultura, Avelino Marinho, esta é a segunda etapa do auxílio emergencial cultural concluída em Aparecida dentro dos prazos exigidos pela Lei Federal. “No primeiro edital, cerca de R$1,1 milhão foram distribuídos para 192 fazedores de cultura e 55 espaços culturais do município dentro dos prazos estabelecidos. Agora, nesta segunda etapa, Aparecida foi novamente uma das primeiras cidades a concluir o processo da Lei e beneficia de forma rápida, centenas de artistas e fazedores de cultura”, salientou o secretário.

O secretário ressalta que a Secretaria de Cultura de Aparecida teve um papel fundamental para implantação da Lei Emergencial Aldir Blanc em Aparecida. “Nós fizemos a ponte, mas nada seria possível se não fosse criado a Comissão Técnica contendo representantes da cultura e do poder público para discutir, avaliar projetos e definir a forma de fazer a distribuição do recurso”, reiterou Avelino Marinho.

A Lei

A Lei Federal Aldir Blanc de nº 14.017, de 29 de junho de 2020, alterada pela Lei nº 14.150/2021, 12 de maio de 2021, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas individuais ou coletivos que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos

Ao município, dentre todos os mecanismos previstos pela Lei, coube a organização das comissões técnicas e de acompanhamento, o cadastramento dos artistas e fazedores de cultura, e a ampla divulgação do Edital de Chamamento e Seleção Pública. A escolha dos candidatos ao repasse foi realizada mediante apresentação de portfólio e por comissão autônoma composta por professores de artes e representantes da sociedade civil. As inscrições foram efetuadas entre os dias 25 de outubro de 2021 e 08 de novembro de 2021.