Prefeitura de Aparecida tem gestão financeira com nota ‘A’ no Tesouro Nacional

Por Rafael Freitas

24 de março de 2021

Por Rafael Freitas

24 de março de 2021


Foto: Claudivino Antunes

A saúde fiscal da Prefeitura Aparecida de Goiânia é atestada com nota ‘A’ no boletim anual da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN). Das 246 cidades goianas apenas 22 possuem essa classificação, entre elas a cidade administrada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB). O painel de análise da Capacidade de Pagamento (Capag) apura a situação fiscal dos estados e municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.

O secretário de Fazenda de Aparecida, André Luís Rosa, detalha que o objetivo do painel é apresentar de forma transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional e que a metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Deste modo, pelo painel, é possível observar que Aparecida de Goiânia tem nota “A” para Endividamento (29,77%), Poupança Corrente (86,44%) e Liquidez (20,92%). São fatores que contribuem para a liberação de recursos que possibilitam a administração municipal fazer mais investimentos e garantir a melhoria da qualidade de vida para a população.

“Em razão da responsabilidade fiscal que temos adotado em todos esses anos de gestão do prefeito Gustavo Mendanha e também do ex-prefeito Maguito Vilela, o nosso município apresenta condições favoráveis para obtenção de recursos junto à União e por meio de emendas parlamentares, além de poder operar financiamentos juntos as instituições financeiras internacionais, como a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e o NDB Novo Banco de Desenvolvimento), entre outros. Aparecida de Goiânia, portanto, é um dos municípios brasileiros com melhor gestão fiscal do país e está em dia com toda a documentação exigida para esta finalidade”, afirma o secretário municipal da Fazenda, André Rosa.

Sobre a capacidade de arcar com as despesas, o secretário garante que a Prefeitura de Aparecida tem condições de cumprir com o pagamento das contas. “Aparecida não terá problema em adquirir novo financiamento, tendo em vista que o município tem capacidade de pagamento com nota A, dada pela Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Economia”, afirmou.

CAUC

O secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, explica ainda que uma das ferramentas importantes para obter informações financeiras é pelo CAUC, que é o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias. “A ferramenta facilita o critério de transparência e verificação do cumprimento dos requisitos fiscais pelos gestores públicos. Sendo então uma plataforma importante não só para o município, mas para todo cidadão fazer o acompanhamento e o controle social da sua administração”.

O CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos estados e municípios, seus e pelas Organizações da Sociedade Civil.

“Como ele tem uma atualização diária é normal e natural ter alguma pendência nele, mas logo que aparece é resolvida. É importante lembrar que Aparecida em momento nenhum deixou de assinar um convênio ou de ter acesso a recursos por conta de problemas com o Cauc. No ano passado, por exemplo, nós tivemos de setembro a dezembro uma entrada de recursos da União na ordem de mais R$ 60 milhões. Assinamos mais de 30 convênios e nós não faríamos isso se tivéssemos pendências fiscais, financeiras ou de qualquer outra ordem”, explicou André Rosa.

Sobre aparecer pendências no CAUC, o secretário da Fazenda de Aparecida acrescentou que “por ter atualização diária, às vezes num dia aparece uma pendência que no outro dia já é resolvida pelas gestões e logo desaparece. Isso não gera problemas ou prejuízos ao município de Aparecida”, sublinhou André.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)