Prefeitura de Aparecida vai realizar 400 cirurgias eletivas em 20 dias a partir desta segunda-feira, 31

Por Camila Godoy

29 de outubro de 2022

Por Camila Godoy

29 de outubro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Procedimentos serão realizados no HMAP, que é administrado pelo Albert Einstein. Força-tarefa vai diminuir a fila de espera na cidade

O segundo mutirão de cirurgias eletivas da Prefeitura de Aparecida de Goiânia começa nesta segunda-feira, 31 de outubro. Desta vez, estão programados 400 procedimentos de alta complexidade para serem feitos em 20 dias. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), que conta com dez salas cirúrgicas em pleno funcionamento e é gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. A força-tarefa visa diminuir a fila espera da cidade. Serão realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pediátricas e ortopédicas.

“Em setembro nós fizemos mais de 200 cirurgias eletivas em 10 dias e anunciamos que os mutirões iriam continuar. Cumprindo o planejamento, nesta segunda-feira, 31, vamos começar outra força-tarefa no HMAP, com o dobro de procedimentos. Tudo com a responsabilidade, sensibilidade e excelência que o nosso povo merece. A Secretaria de Saúde e o Albert Einstein têm executado todos os atendimentos com o cuidado e zelo”, enfatiza o prefeito Vilmar Mariano.

Segundo o Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, os mutirões são uma determinação do prefeito para minimizar o tempo de espera dos pacientes. “Com a melhora do cenário pandêmico e consequente redução das internações por covid-19, foi possível liberar mais leitos cirúrgicos e acelerar a realização de procedimentos. Nossa meta é a de fazer em torno de 650 delas mensalmente no HMAP. Começamos com 200, agora ampliamos para 400 e vamos prolongar isso nos próximos meses”, afirma.

Como vai funcionar o mutirão

As cirurgias eletivas no HMAP são agendadas previamente pela Central de Regulação de Aparecida. É o órgão que organiza a fila de espera e entra em contato com os pacientes conforme ordem cronológica e prioridade clínica. “Nenhum paciente precisa procurar diretamente o HMAP. A Central é que vai avisar quem está aguardando quando for a hora de vir fazer a avaliação pré-operatória e tudo o mais que for necessário”, explica Alessandro Magalhães.

Gigante do Centro-Oeste

Inaugurado em dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. O acesso aos serviços da unidade ocorre via Central Municipal de Regulação. Na pandemia, ele foi referência para o Brasil. No local, foram estruturados 186 leitos de UTI, que receberam pacientes de todo o país, inclusive de Manaus, durante o colapso na rede de saúde do estado do Amazonas.

Em junho deste ano, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein assumiu a gestão do hospital. O HMAP conta com 235 leitos e tem capacidade para realizar mais de 900 internações clínicas por mês, 665 cirurgias eletivas, 350 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais.