Prefeitura disponibiliza aplicativo para agendamento da vacinação contra a Covid-19

Por Frederico Noleto

6 de fevereiro de 2021

Por Frederico Noleto

6 de fevereiro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Idosos acima de 85 anos e profissionais de saúde podem marcar dia e horário pela ferramenta “Saúde Aparecida” que está disponível para sistema Android e para os demais sistemas no site da prefeitura

Em Aparecida de Goiânia, idosos acima de 85 anos de idade e profissionais de Saúde que atuam no município têm direito à vacinação contra a Covid-19. Para facilitar o acesso ao serviço, a Prefeitura estruturou dois postos de imunização no modelo drive-thru e três postos fixos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do setores Andrade Reis, Bairro Cardoso e Jardim Olímpico. Nessas unidades, a vacinação só é realizada mediante agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Nos drives continua livre demanda. A ferramenta funciona gratuitamente para usuários da plataforma Android, os outros sistemas podem acessar via site da Prefeitura de Aparecida.

“O aplicativo ‘Saúde Aparecida’ já realizava o agendamento de exames RT-PCR. Agora, aumentamos as possibilidades da ferramenta e é possível também agendar a vacinação contra a Covid-19. Além disso, ampliamos o acesso. Antes, apenas celulares com sistema Android podiam baixar o aplicativo. Hoje, qualquer celular ou computador com internet pode acessar as funções do canal”, explica o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

O gestor destaca que o aplicativo não foi pensado apenas para auxiliar no enfrentamento à pandemia: “É uma inovação que veio para ficar e modernizar ainda mais o serviço de Saúde ofertado em nossa cidade. A ideia é irmos agregando diversos outros serviços da nossa rede municipal, como o agendamento de consultas e exames em geral”.

A coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Loanny Moreira, detalha: “O ‘Saúde Aparecida’ funciona de forma simples e intuitiva. Dividimos o uso do app em duas etapas: a primeira consiste no download do aplicativo em si e a segunda é o cadastro pessoal. Para se cadastrar é necessário ter em mãos o CPF e o Cartão SUS de Aparecida de Goiânia. Oriento também que quem já tenha o aplicativo instalado, faça a atualização”.

Passo a passo

O aplicativo pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador. O App está disponível em sistema Android. Os outros sistemas podem acessar via site da Prefeitura de Aparecida.

Instalação

Se o sistema operacional do celular é Android: abra o Google Play, digite “Aparecida Saúde” e instale o aplicativo.

Se o sistema operacional do celular é iOs: abra o Safari e digite o endereço “aparecida-saude-36236.web.app”. Ao ver a tela do programa, clique no ícone “Compartilhamento” que fica na parte central inferior da tela. Depois, clique em “Adicionar à Tela de Início” e em seguida “Adicionar”. Pronto! Aplicativo instalado.

Se o acesso ocorrer via computador, abra o navegador do desktop e digite o endereço “aparecida-saude-36236.web.app”.

Cadastro

. Se é a primeira vez que você está acessando o aplicativo: clique em “Cadastrar” e
insira os dados solicitados. Em seguida, faça o login,clique em “Vacinação Covid”, informe a qual grupo prioritário você pertence e agende a vacinação.

. Se você já tem cadastro: faça o login, clique em “Vacinação Covid” informe a qual grupo prioritário você pertence e agende a vacinação.

A vacinação
A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia foi iniciada em 20 de janeiro e até noite desta sexta-feira, 05, já imunizou 8.789 pessoas. O grupo prioritário para a atual fase da campanha são profissionais de Saúde que trabalham em Aparecida de Goiânia e idosos acima de 85 anos de idade que residam na cidade. Para receber a imunização é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia. Já os profissionais da Saúde precisam de comprovante de vínculo profissional em Aparecida e carteira profissional.