Prefeitura doa kits de treinamento para 22 escolinhas de iniciação esportiva

Por Daniela Soares

19 de junho de 2017

Foto: Ênio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 19 de junho de 2017 – O prefeito Gustavo Medanha e o secretário de Esportes, Lazer e Juvetude, Gefferson Aragão de Melo, entregaram nesta segunda-feira, 19, kits contendo 500 coletes de treinamento e bolas para as 22 escolinhas de iniciação esportiva de futebol e futsal, sediadas em Aparecida de Goiânia. Esta foi a terceira entrega de material realizada este ano pela secretaria e foi realizada por meio de parceria público privada com a Aprovec, empresa de proteção veicular que atua no município.

“A Aprovec faz uma contrapartida social fantástica, que deve ser seguida por outros empresários. Sugiro que todos procurem algum projeto social, ou a própria Prefeitura para indicarmos instituições que precisam de apoio. É algo simples, mas essencial para ajudar a prevenir que amanhã nossas crianças e jovens estejam envolvidos com drogas, crimes, com marginalidade”, pediu o prefeito Gustavo Mendanha.

Esse é exatamente o enfoque da Escolinha de Futebol da Cidade Livre, coordenada pelo instrutor de futebol Amarildo Josino Vilela, mais conhecido como professor Amaral. Ex-zagueiro da Aparecidense, o professor conta que hoje a unidade atende 98 crianças e adolescentes, e tem grande aproveitamento na categoria de base de grandes times goianos. “Tenho pelo menos 8 atletas na categoria de base do Goiás e 9 na Aparecidense, todos saíram daqui da escolinha”, revelou o treinador, que atua na Cidade Livre há 13 anos.

Segundo ele, a escola vive basicamente de auxílio da Secretaria de Esportes, por isso a entrega periódica dos materiais é tão importante. “Nosso material suja muito, pois treinamos na terra batida, então estraga muito a bola, o material todo, os coletes. A ajuda da Prefeitura é muito necessária”, explicou o professor Amaral.

Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, o material entregue é para treinamento, e não jogo. “Esse material tem desgaste constante, então nos esforçamos para atender com maior frequência. Essa é a terceira entrega desde fevereiro. Além disso, reunimos os professores para orientação e capacitação. Também realizamos a limpeza dos campos, colocação de redes novas, e outros serviços necessários. Nossa secretaria não para, nosso enfoque é o jovem, é a criança, é a iniciação esportiva. Então temos frquentemente que fazer essas intervenções”, explica Gefferson.

Ginásios serão geridos pelo município

Durante o evento de entrega dos kits, o secretário e o prefeito informaram ainda que o processo para repasse da gestão dos seis ginásios de Aparecida ao município já está quase finalizado. Os ginásios são de propriedade do Governo Estadual.

“Iniciamos esse pedido no ano passado, na gestão do prefeito Maguito Vilela. O prefeito Gustavo também entendeu a necessidade da demanda e deu andamento. Ele já assinou os contratos com a Agel e estamos aguardando o Estado chamar para a entrega oficial. Cada ginásio terá direito a um cheque reforma de R$ 50 mil. O restante dos gastos necessários à recuperação de cada um será custeado pelo município”, explicou o secretário. Essas necessidades serão verificadas ao receber os espaços. Serão feitas vistorias e projetos individuais de reforma, conforme a situação de cada um.

“Vimos que esses espaços estavam subaproveitados após um levantamento, para saber da real demanda por outras modalidades esportivas na cidade, como basquete, handeboll, artes marciais. Vimos que o futebol e o futsal andam muito bem, com escolinhas públicas e privadas. Mas esses outros esportes tem pouco espaço. Somado à isso, os ginásios, que são bons espaços, apresentam situação precária, sem piso, banheiros e iluminação, e cobrando taxas à população. A partir desses problemas decidimos solicitar a gestão desses equipamentos públicos”, destacou Gefferson Aragão.

A expectativa da Secretaria é oferecer nesses locais modalidades alternativas ao futebol. Cada um atenderá em média 500 crianças e jovens, beneficiando ao todo 3 mil alunos. “Os ginásios reforçarão o atendimento já oferecido à população. Temos hoje o Centro Olímpico, nossa maior unidade, com oferecimento gratuito de natação, hidroginástica, futebol, volei, tiro ao arco para portadores de deficiência. Agora reformaremos esses ginásio para que sejam utilizados não só pra população passar o seu tempo, mas também colocando novamente iniciação esportiva gratuita neles, e com apoio das secretarias de Educação e Assistência Social. Isso é um ganho enorme para toda a cidade”, enfatizou o prefeito.