Prefeitura e Dnit entregam iluminação da BR-153 e anunciam construção de passarelas

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 09 de novembro de 2012- Em cumprimento ao acordo firmado em julho deste ano, entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia, Dnit, Agetop e Celg, o prefeito Maguito Vilela entregou nesta sexta-feira, 09, a restauração da iluminação do perímetro urbano da BR-153, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O trabalho foi realizado em caráter emergencial, até que o projeto definitivo de revitalização da iluminação da rodovia seja implantado pelo Dnit. O projeto já está em elaboração pela Celg.

“É fundamental a junção de forças para o desenvolvimento socioeconômico de Aparecida. A parceria firmada entre o município e os órgãos competentes só proporciona benefícios para Aparecida, e até agora todos estão cumprindo suas partes”, salientou Maguito Vilela, ao lado do superintendente do Dnit, Anderson Cabral, que também participou do evento, juntamente com o secretário de Infraestrutura do Estado, Danilo Santos, que representou o governador Marconi Perillo; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas; representantes da Policía Federal; empresários da região; vereadores e demais secretários municipais.

Segundo o Rodrigo Caldas, as obras foram iniciadas no mês de setembro e ao foram substituídas 775 lâmpadas no trecho  entre a Metalforte e o Postão Aparecida, que correspondem a cerca 15 quilômetros. Segundo ele, pelo menos 80% da iluminação foi recuperada. “Fizemos o serviço com o objetivo de evitar acidentes na rodovia durante a noite. Infelizmente alguns trechos não contavam com transformadores e fiação, em consequência de furtos, e, por conta disso, terão que esperar pelo novo projeto de revitalização a ser implantado pelo Dnit”, explicou o secretário.

Esse novo projeto, de autoria da Celg, está em fase de elaboração e deve ser implantado em 2013 pelo Dnit, também encarregado de angariar a verba para a execução do projeto. Cogita-se inclusive a utilização de energia solar, que seria mais econômica e moderna. Após sua conclusão, a Prefeitura assumirá a manutenção da iluminação.

PASSARELAS – Outra notícia importante para a população que utiliza a BR-153, especialmente os pedestres, foi a ordem de serviço para a construção de seis novas passarelas ao longo da rodovia, entre Aparecida e Goiânia, e a reforma da que já existe em frente à empresa Mabel. “Nos próximos dias estaremos iniciando as obras nas regiões de maior fluxo do perímetro urbano da Br-153. A conjuntura de esforços foi o que acarretou essa parceria incrível. O próximo passo será um trabalho de conscientização dos pedestres para que usem as novas passarelas depois de prontas”, salientou Anderson Cabral, superintendente do Dnit. “Seria impossível trabalharmos sozinhos, por isso é gratificante ver um gestor tão empenhado em levar benefícios ao seu município”, finalizou.

As novas passarelas serão construídas em locais estratégicos, onde os levantamentos do  DNIT apontaram maior fluxo de pedestres. A montagem de cada uma demandará aproximadamente dois meses e a primeira a ser instalada ficará na região dos motéis, nas imediações do supermercado Makro. Na região, que apresenta o maior índice de acidentes envolvendo pedestres, concentram-se cerca de 70 mil moradores que precisam atravessar diariamente a BR-153. Os locais previstos para as demais passarelas são: próximo ao Postão Aparecida, posto Bandeirante, Posto Santo Antônio, Terminal Araguaia, Furnas e Arroz Cristal.

Viaduto também é fruto da parceria entre Prefeitura e Dnit

Outro ponto da BR-153 que vinha oferecendo cada vez mais riscos à população de Aparecida era o trevo de entrada da cidade, conhecido como Trevo da Manoela. Para resolver a situação, o acordo entre prefeitura e Dnit também determinou a construção de um viaduto no trecho, ligando o Centro de Aparecida de Goiânia à região Leste da cidade. As obras começaram há cerca de três meses e estão em estágio avançado. A previsão de entrega é em meados de 2013.

Atendendo a um pedido do prefeito Maguito Vilela, o viaduto receberá o nome do jogador de futebol Osvaldo Faria, mais conhecido por Bill, que atuou em times como Vasco da Gama e Atlético. Bill morreu atropelado, em setembro 2002, enquanto atravessava de bicicleta o trecho onde está sendo construído o novo viaduto. Todo o investimento do Dnit na BR-153, que compreende as passarelas e o viaduto, corresponde a R$ 7,7 milhões.

Além disso, o órgão realizou o recapeamento do Anel Viário entre Aparecida e Goiânia, que compreende a 300 mil metros quadrados de pista. O investimento foi de pouco mais de R$ 3 milhões. “Agora temos um outro projeto para o mesmo trecho para que, em parceria com o órgão, possamos instalar a sinalização vertical e horizontal, redutores de velocidades e faixas de pedestre para evitar os acidentes”, concluiu Maguito.