Prefeitura e Estado assinam contratos para ampliar rede de água em Aparecida

Por Allan David

30 de janeiro de 2020

Por Allan David

30 de janeiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Mais de 370 mil moradores de 83 bairros de Aparecida devem ter já a partir deste ano uma providência definitiva da Saneago para não deixar faltar água nas torneiras na época da seca. A solução, conforme a estatal, virá da expansão das redes de distribuição encarregadas de levar água tratada do reservatório do Ribeirão João Leite, na saída de Goiânia para Anápolis, até essas dezenas de setores das regiões Central e Sul de Aparecida.

A execução de obras em três frentes de trabalho foi autorizada nesta quinta-feira, 30, pelo governador Ronaldo Caiado. Ele assinou, com o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, as ordens de serviço para realização das etapas 2 e 3 do chamado Linhão Central, e de mais um conjunto de obras no Linhão Sul, pelas quais serão beneficiadas diretamente 210 mil pessoas. Na soma dos três contratos, o investimento total chega a quase R$ 67 milhões.

Gustavo Mendanha contextualizou a novidade da assinatura dos contratos declarando que Aparecida vive “um grande momento” de desenvolvimento econômico. E completou: “Essa talvez seja a notícia do ano em Aparecida. Espero que essa obra possa ser feita o mais breve possível, com eficiência, para que nós, sobretudo no período da seca, não vejamos mais a população de Aparecida sofrendo com a falta de água tratada”.

O prefeito sinalizou que depois da instalação das redes de água tratada muitos desses 83 bairros terão asfaltadas as ruas que ainda esperam por pavimentação. A rede de distribuição de água instalada na rua é uma exigência que precisa ser cumprida antes da via receber o asfalto.

Médico cirurgião, o governador Ronaldo Caiado fez analogia de uma equipe cirúrgica com o secretariado de Aparecida para explicar que, assim como o sucesso das cirurgias depende da precisão de cada profissional envolvido, o desenvolvimento citado pelo prefeito se deve à sinergia que há entre o gestor municipal e seus auxiliares.

Ao lado do vice-governador Lincoln Tejota, Caiado disse que bastaram 7 meses para as tratativas da Saneago com a Prefeitura de Aparecida saírem do papel e virarem realidade nas obras que já ocorrem na rede da cidade. É que em agosto passado a Saneago havia dado início à etapa 1 do Linhão Central. O prefeito Gustavo Mendanha atribuiu essa produtividade ao diálogo republicano entre o município e o estado.

Prefeito Gustavo Mendanha: “Aparecida vive um grande momento” – Foto: Claudivino Antunes

O que será feito

Presidente da Saneago, Ricardo Soavinski também participou da assinatura das ordens de serviço. O ato ocorreu na Avenida Escultor Veiga Vale, no setor Veiga Jardim. Ele detalhou o planejamento das obras e informou que o trabalho irá contemplar a construção de redes de distribuição de água tratada e de 8 centros de reservação (espécie de caixas d’água gigantes), além de subadutoras, estações elevatórias e mais a perfuração de seis grandes poços.

Segundo Soavinski, essas obras devem ser concluídas em até 12 meses. O presidente da Saneago comentou que a nova infraestrutura vai ajudar a regularizar a distribuição de água para os atuais clientes da companhia em Aparecida, que somam 78% da população do município.

Cronograma das obras

A etapa 2 do Linhão Central vai começar no dia 3 de fevereiro. O trabalho terá início no Centro de Reservação (CR) da Vila Oliveira. A segunda frente de serviço sairá do CR Morada dos Pássaros em direção ao CR Veiga Jardim. No dia 10 de fevereiro as empreiteiras contratadas começarão a construir as redes de distribuição da Vila Oliveira.

É pelo Centro de Reservação do Veiga Jardim que será iniciada a etapa 3 do Linhão Central. Na sequência, as equipes atuarão na implantação das redes de distribuição no Parque Amazônia.

Já o Linhão Sul começará a ser estruturado com a construção dos Centros de Reservação Iracema e Souza. Por enquanto não haverá interdições significativas no trânsito em Aparecida para realização dessas obras.