Prefeitura e Estado capacitam servidores para o Programa Família Acolhedora

Por Lígia Mariani

23 de fevereiro de 2024

Foto: Jhonney Macena

Programa visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família

Para reforçar a rede de proteção às crianças e adolescentes expostos à violência doméstica, o Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, realizou nesta quinta-feira, 22, uma oficina educativa sobre o programa Família Acolhedora. O encontro foi realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

A Oficina foi direcionada para profissionais de Assistência social, conselheiros tutelares, integrantes de conselhos de Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente, além de representantes das secretarias de Educação e Saúde que executam política de atendimento para crianças e adolescentes.

“A prefeitura de Aparecida se uniu ao Governo de Goiás para dar uma resposta para proteger crianças e adolescentes em situação de violência doméstica. Essa parceria destaca o comprometimento em abordar desafios sociais e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças que enfrentam momentos difíceis”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

A iniciativa ofereceu reflexão, desenvolvimento de conhecimentos e sensibilização para as equipes a respeito do programa. “A gente sabe o desafio que é o cuidado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e ter um programa voltado para a proteção delas nos alegra muito, começando por capacitação dos nossos profissionais para atender aos seus requisitos”, afirmou a secretária de Assistência de Social de Aparecida, Sulnara Santana.

O programa, com previsão de início nos primeiros meses de 2024, oferecerá suporte financeiro às famílias acolhedoras. Cada família receberá um salário mínimo por criança, com um acréscimo de 30% para casos envolvendo pessoas com deficiência.

“Aparecida de Goiânia foi escolhida para desenvolver o projeto inicial por conta de toda a sensibilidade que o município tem demonstrado para esse serviço tão importante e tão complexo, que exige muito de todos nós”, declarou a subsecretária de Execução da Política Social, Silvana Fuini, representando o Governo Estadual.

Durante todo o dia, os profissionais do município que participaram da oficina, assistiram palestras com a Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social, Jane Valente.

“Entende-se aqui por família acolhedora aquela que voluntariamente tem a função de acolher em seu espaço familiar, pelo tempo que for necessário, a criança ou adolescente que, para ser protegido, foi retirado de sua família, respeitando sua identidade e sua história, oferecendo-lhe todos os cuidados básicos”, afirmou Jane.

Participaram também do evento, a Juíza da Vara da Infância da Comarca de Aparecida de Goiânia, Lucia Carrijo, o Defensor Público, Carlos Santiago, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcio Nascimento, a secretaria de Assistência Social de Trindade, Rouane Azevedo, as secretárias municipais, Brunna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle), Pollyana Oliveira (Governo) e Tia Deni (Política Pública para Mulheres)

Foto: Bruno Moreira

Programa

O programa Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou por medida de proteção. A medida protetiva de acolhimento, institucional ou familiar, é sempre excepcional e provisória, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).