Prefeitura e UFG buscam celeridade na viabilização de energia na região Leste de Aparecida

Por Rackel Vieira

4 de maio de 2018

Por Rackel Vieira

4 de maio de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha dedicou parte da sua agenda na última quinta-feira, 3, a reuniões na Enel Distribuição Goiás para tentar dar celeridade a projetos que beneficiam Aparecida de Goiânia. Acompanhado pelo secretário da Fazenda, André Luis Rosa, o prefeito chamou a atenção da direção da Enel para a construção de redes de fornecimento de energia elétrica em regiões da cidade, como a Leste, onde está sendo construído o novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Existe uma preocupação muito grande do poder público municipal com a viabilização da energia elétrica para toda região Leste de Aparecida. Além da Universidade que é muito importante, outras obras contribuirão com a economia da cidade estão previstas nos próximos cinco anos para essa região como o Porto Seco Avançado e o aeroporto”, destacou o prefeito. Gustavo Mendanha ainda explicou para a diretoria a potencialidade que Aparecida tem se tornado.

“O município e a população espera por esses empreendimentos que ampliarão a renda, geração de emprego e receita. No ano passado o estado de Rio de Janeiro demitiu 55 mil trabalhadores do mercado formal, São Paulo 18 mil enquanto Aparecida gerou mais emprego em Goiás nesse período, passando de cinco mil empregados. E com essas novas indústrias a tendência é alavancar esse número para um patamar muito mais alto”, completou o gestor municipal durante a reunião com a direção da Enel.

A preocupação da UFG é que o fornecimento de energia não chegue a tempo da data prevista para inauguração da primeira etapa do novo Campus e prejudique as aulas. “Atualmente a universidade funciona provisoriamente em um prédio da Universidade Estadual de Goiás  (UEG) em Aparecida e para que possamos mudar efetivamente para a sede definitiva precisamos da rede elétrica. Por isso estamos unindo forças junto a Prefeitura para conseguir a ligação na região do novo campus. A princípio foi firmado um acordo com a Celg Distribuição S.A. de ligar a parte interna do prédio, e a Enel está dando continuidade ao acordo, porém, a parte externa é tão importante quanto”, frisou a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves.

De acordo com o secretário de Infraestrutura da UFG, Marco Antonio Oliveira, as obras do novo campus estão 90% concluídas. “A obra está praticamente pronta, faltando pouco para iniciarmos as atividades na unidade. Nossa previsão é de inaugurar esta etapa já no primeiro semestre de 2019, mas o problema é que não temos ainda nenhuma ligação de energia elétrica, e inclusive, já fazem dois anos que iniciamos a construção e tudo está sendo executado com o uso apenas de geradores”, explicou.

Segundo o presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Alves Rochinha, será necessária a implantação de uma nova subestação elétrica na região. “A situação não se resolve da noite para o dia, pois uma nova subestação  leva uma média de dois anos para ser construída. Precisamos de um prazo para fazer um levamento de dados, histórico da região, quantidade de carga elétrica a aplicar, dar uma olhada na região para ter uma base do que a Prefeitura almeja e executar o projeto. O período destacado pelo prefeito para a implantação dos pólos e as demais obras na região Leste é o prazo que precisamos para trabalhar nisso”, salientou o presidente.

Uma nova reunião será realizada no dia 8 de maio na sede da Enel com representantes dos órgãos envolvidos. O objetivo é conseguir estabelecer uma solução definitiva.