Prefeitura e UFG estudam parceria para ampliar videomonitoramento em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

7 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Com objetivo de ampliar o serviço de videomonitoramento em avenidas, praças, regiões com elevado índice de criminalidade, prédios públicos como escolas e postos de saúde, a Prefeitura de Aparecida e a Universidade Federal de Goiás (UFG) estão trabalhando na construção de um termo de cooperação aonde a instituição de ensino irá transferir tecnologia avançada para a gestão municipal. Através da parceria, o Poder Público terá condições de melhor o serviço de fiscalização via imagens, integrando os órgão de segurança municipal, estadual e federal que atuam na cidade. Para discutir detalhes do projeto, o secretário da Casa Civil, Einstein Paniago, recebeu na tarde da última terça-feira,6, no Paço Municipal técnicos da universidade e um representante da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o encontro, os representantes da UFG apresentaram detalhes do termo de cooperação, destacando a experiência da instituição na elaboração de sistemas de videomonitoramento e planos de gestão integrada de segurança pública. “A ideia é que possamos usar nossa experiência ao longo dos anos com videomonitoramento, transferindo tecnologia e expertise da universidade para a Prefeitura de Aparecida, para que ela possa expandir e melhorar o serviço que já existe há quase dez anos. A parceria começa com o estudo das zonas de manchas criminais, observando qual será o impacto da implantação do gabinete”, explicou o secretário de promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG, Ricardo Barbosa de Lima.

Atualmente 50 câmeras realizam o videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. As imagens são observadas em tempo real no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) aonde forças de segurança como Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) realizam a partir do que é capturado pelas lentes trabalho preventivo.“A Universidade Federal de Goiás possui ampla experiência nos serviços de videomonitoramento e pesquisa em Segurança Pública. Vamos associar isso ao conhecimento dos órgãos de segurança que atuam na cidade, potencializando as ações  de prevenção à criminalidade em Aparecida, aumentando a segurança do cidadão”, apontou durante a reunião o secretário Einstein Paniago.

Segundo o secretário executivo do GGIM, Sandro Cristopher, Aparecida tem sido exemplo para outras cidades com a atuação integrada das forças de segurança. “O que tem dado certo em Aparecida de Goiânia é modelo para outros municípios e a população percebe que o trabalho conjunto é importante para reduzir os riscos de violência”, apontou

Para dar suporte ao sistema que irá ampliar o número de câmeras na cidade, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação trabalha para, em breve, instalar em toda cidade diversas redes de cabo de fibra óptica. “Essas redes serão fundamentais para que possamos interligar todo sistema de videomonitoramento da cidade com imagens das escolas, postos de saúde, avenidas e praças”, disse o diretor de Tecnologia da Informação da pasta, Cláudio Salles.