Prefeitura em Ação atende moradores da região do Veiga Jardim com centenas de serviços públicos

Por Rackel Vieira

22 de fevereiro de 2019

Por Rackel Vieira

22 de fevereiro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

A expectativa é que 40 mil pessoas sejam atendidas nesta 13ª edição do programa. Coordenação informou que a próxima região beneficiada será a do Jardim Olímpico

 A dona Dalva Pereira dos Santos, 49, acordou cedo na manhã desta sexta-feira, 22. Ela fez questão de garantir o primeiro lugar na fila da tenda de oftalmologia, no mutirão de serviços do 13ª edição do Prefeitura em Ação. “É a primeira vez na vida que faço exame de vista, estou muito emocionada, pois, não tenho condições de pagar uma consulta particular. Facilitou muito ter acesso a esse serviço aqui pertinho da minha casa e agora vou enxergar bem melhor”, comemorou a moradora do Papillon Park.

O mutirão de serviços da Prefeitura beneficia, desde o início da semana, oito bairros da região do Veiga Jardim e nesta sexta-feira, 22 e sábado, 23, a população pode contar com mais de 90 serviços públicos gratuitos perto de suas casas na estrutura montada nas dependências da Escola Municipal João Cândido da Silva, localizada na Rua w-1 esquina com a Rua L-22, no Setor Papillon Park. Mais de 40 mil moradores serão beneficiados direta e indiretamente nestes sete dias de ação.

O programa Prefeitura em Ação foi criado em 2017 com o objetivo de intensificar os serviços de manutenção das ruas e espaços públicos em cada região da cidade, levando toda a estrutura da administração para mais perto dos moradores. “É uma realização pessoal e principalmente como gestor público, ver a proporção de benefícios que a população recebe com esse programa. Em cada edição milhares de pessoas lotam nossos estandes em busca de atendimento médico, social e jurídico e poder ser o agente que proporciona isso, juntamente com toda a equipe da administração é muito gratificante”, disse o prefeito Gustavo Mendanha.

Foto: Rodrigo Estrela

Segundo o coordenador do Programa Prefeitura Em Ação, Júlio Lemos, a expectativa é realizar mais 10 edições neste ano, beneficiando milhares de moradores em cada uma delas. “A expectativa é que 10 mil pessoas passem pela tenda nesses dois últimos dias e, levando em consideração as casas que os agentes de saúde visitaram e todos os serviços realizados durante essa semana nas ruas, mais de 40 mil moradores foram atendidos direta e indiretamente”, explicou ele informando ainda que a próxima edição, realizada no final de março, beneficiará a região do Jardim Olímpico.

Mutirão de serviços – Durante o mutirão desta sexta e sábado, a população poderá procurar diversos serviços da prefeitura como assessoria jurídica, cadastro para programas sociais, como o Bolsa Família, por meio do CadÚnico, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, corte de cabelo, distribuição de mudas, fotos 3×4 e muito mais. As senhas para os serviços de saúde são limitadas e serão distribuídas entre 6h30 e 7h30 da manhã nos dois dias.

Na área da saúde serão oferecidos atendimentos em oftalmologia, ultrassonografia, odontologia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, vacinação (doses de rotina, calendário adulto e infantil), testes rápidos de HIV e Hepatites, abordagem básica do fumante (teste de intoxicação), além de orientações sobre dengue e vigilância sanitária. A Alessandra Alves de Almeida, 27, manicure, aproveitou a ocasião para se cadastrar no Bolsa Família e fazer consulta no dentista. “Estou gostando muito. Os atendimentos foram de qualidade e ainda gratuitos, bom demais”, comentou.

Foto: Claudivino Antunes

Além dos serviços que são importantes para a comunidade, as crianças contaram ainda com atividades recreativas, pipoca, pula-pula e outros brinquedos. A Dafne Miriele de Jesus Rodrigues,  de nove anos, aproveitou que a mamãe recebendo um atendimento e se divertiu com os brinquedos. “Eu brinquei muito, comi pipoca e pintei meu rosto. Muito legal tudo isso, to muito feliz”, disse a criança.


Mais benfeitorias –
Durante toda a semana os moradores dos setores Veiga Jardim l, ll, lll e lV, Papillon Park, American Park, Terra Prometida e Parque Industrial Santo Antônio receberam na porta de suas casas serviços de limpeza, roçagem, poda de árvores, manutenção da iluminação, pintura de meio-fio, tapa-buraco, varrição,  revitalização da sinalização de trânsito e recapeamento. “Iniciamos os trabalhos de limpeza de bocas de lobo e tapa buracos na segunda e por conta das chuvas, entramos com o recapeamento das vias do Papillon Park somente nesta sexta-feira, mas esperamos concluir todas as ruas, totalizando 113 mil metros quadrados até meados da próxima semana”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

Além dos serviços de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, o prefeito Gustavo Mendanha assinou ainda na manhã desta sexta-feira, 22, durante a solenidade oficial de abertura do Prefeitura em Ação, a ordem de serviço para o início das obras de ligação da rua L-10 no Papillon Park com o Eixo Norte Sul-04/Avenida São João. “Essa obra irá proporcionar mais uma opção de rota para os moradores da região chegar ao Anel Viário ou irem à capital, passando pela Vila Alzira e Avenida São Paulo, na Vila Brasília”, explicou o prefeito.

Os moradores da região vão contar ainda com mais duas praças de lazer. Uma delas está sendo revitalizada e ampliada no fundo da Escola Municipal João Cândido da Silva no Papillon Park com pista de caminhada, academia aberta, campo de futebol e parque infantil. A segunda praça será será construída no setor Veiga Jardim IV. O vereador Arnaldo Leite acompanhou a solenidade e agradeceu as benfeitorias levadas para os bairros da região. “A população da região está em festa com todos os serviços e atendimentos do Prefeitura em Ação. É muito bom poder trabalhar ao lado de uma gestão que pensa na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, salientou o parlamentar.

Também presente na solenidade, o deputado federal João Campos (PRB), também elogiou a iniciativa da administração municipal. “Essa proximidade com a população é muito importante, pois a administração consegue identificar as necessidades de cada região, beneficiando diretamente os moradores, atendendo as demandas de cada um”, parabenizou o parlamentar. “Eu pude fazer meu cadastro no Bolsa Família, cortei o cabelo, peguei uma muda de ipê e meus filhos se divertiram nas mesas de jogos. Foi uma manhã bastante produtiva”, comentou a moradora do Terra Prometida, Ana Alice Campos.

Foto: Claudivino Antunes

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)