15ª edição do Prefeitura em Ação é encerrada e beneficia região do Parque das Nações com serviços de urbanização e atendimentos

Por Rodrigo Augusto

27 de abril de 2019

Por Rodrigo Augusto

27 de abril de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Durante toda semana, foram realizadas ações de limpeza e manutenção nos bairros atendidos. No encerramento, mais de 10 mil pessoas receberam os atendimentos em áreas diversas como saúde, beleza, jurídica e social

Foi encerrada neste sábado, 27, a 15ª edição do Prefeitura em Ação – mutirão de serviços e atendimentos da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que beneficiou mais de 40 mil moradores do Parque das Nações e bairros da região de forma direta e indireta. Lançada na última segunda-feira, 22, a frente de serviços de limpeza e manutenção realizou a roçagem de lotes baldios, retirada de entulhos, limpeza de boca de lobos, troca de lâmpadas, revitalização da sinalização de trânsito, pintura de meio fio, recapeamento, tapa-buraco, entre outras ações de urbanização.

Centenas de servidores das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura trabalharam durante toda a semana no Parque das Nações, Jardim Veneza, Setor Colonial Sul, Jardim Canadá, Jardim Tiradentes, Porto das Pedras, Residencial Campos Elísios, Pontal Sul II, Itapuã II e Anhambi, executando ações que contribuem para melhora na qualidade de vida da comunidade beneficiada. E nesta sexta-feira, 26 e sábado, 27, toda a estrutura da administração municipal foi levada para a Escola Municipal Maria Gomes da Silva, no Setor Colonial Sul, para realizar os atendimentos diretos à população.

Centenas de serviços e antedimentos foram oferecidos à população do Parque das Nações (Foto: Claudivino Antunes)

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, o Prefeitura em Ação promove ações conjuntas que melhoram o dia a dia de quem vive na região beneficiada. “As pessoas sempre reclamam que não conseguem encontrar os políticos e os gestores fora do período eleitoral. Por isso, nós levamos a toda estrutura da prefeitura e também  minha presença física para próximos das pessoas, oferecendo diversos serviços que melhoram a qualidade dos bairros atendidos. Durante toda semana, estivemos conversando com a comunidade, ouvindo sugestões, elogios e até reclamações que encaminhamos para nossa equipe para que providências possam ser tomadas para resolver as demandas da população aparecidense”, apontou o prefeito ao fazer um balanço das ações realizadas nesta edição do projeto. O gestor atendeu ainda os moradores da região onde ouviu suas demandas e explicou as próximas ações da administração.

Ainda dentro das ações do Prefeitura em Ação, agentes de endemias realizaram o trabalho intensivo de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. O ‘Arrastão contra o Aedes’ visitou 45 mil casas, comércios e terrenos baldios, eliminando criadouros do mosquito que tem como habitat natural ambientes com água parada. De casa em casa, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram ações com objetivo de eliminar focos do mosquito e também orientaram a população sobre como agir preventivamente para evitar que a doença se espalhe na região.

Atendimentos

Toda estrutura da prefeitura foi colocada à disposição da população na Escola Municipal Maria Gomes da Silva com mais de 100 serviços como exame de vista, atendimento odontológico, corte de cabelo, ultrassonografia para gestantes, emissão de documentos, foto 3×4, plastificação de documentos, vacinação, doação de mudas, orientações do Procon, encaminhamento ao mercado de trabalho, assistência jurídica, cadastro e atualização de programas sociais como o Bolsa Família entre outros foram prestados gratuitamente.

De acordo com o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, 55 mil pessoas foram beneficiadas com os trabalhos realizados durante toda semana. “Os serviços de manutenção e infraestrutura atingiram cerca de 45 mil casas. Os atendimentos prestados na sexta e neste sábado, alcançaram 10 mil pessoas que procuraram variados tipos de serviço como corte de cabelo, emissão de documentos , exames oftalmológicos , atendimento odontológico , auxílio jurídico entre outros”, destacou durante o encerramento do mutirão na Escola Municipal Maria Gomes da Silva no Setor Colonial Sul.

Ao saber que no Prefeitura em Ação seriam realizados centenas de exames oftalmológicos, a aposentada Maria de Jesus, 56 anos, não perdeu tempo. Ele acordou bem cedinho e, às 8h30, já estava na fila para ser atendida. “Fazer o exame aqui perto de casa será muito bom. Melhor que ter que tomar ônibus e ir até ao Hospital de Olhos. Dou nota dez para essa ação que está sendo realizada aqui”, disse a moradora da região do Parque das Nações neste sábado, 27. Aguardando para fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Wilson Aparecido, 17 anos, também aprovou a iniciativa da prefeitura. “Pra mim foi muito bom porque é perto de casa e ainda não vou pagar a taxinha dos Correios para fazer meu CPF”, destacou o jovem que está emitindo os documentos que ainda não possui para buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Lazer

O Prefeitura em Ação também oferece diversas opções de lazer e recreação para à população. A criançada que esteve na Escola Municipal Maria Gomes da Silva na sexta e nesta sábado aproveitaram bastante e se divertiram com brincadeiras como pebolim, tênis de mesa, pintura facial, oficinas de desenho e muita música.

Próxima edição

De acordo com o coordenador do Prefeitura em Ação, a próxima edição do projeto será realizada na região do Setor Serra Dourada na primeira quinzena de maio.