Prefeitura em Ação inicia atendimentos diretos com novidade para mulheres

Por Allan David

6 de março de 2020

Por Allan David

6 de março de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Programa presta mais de 100 serviços gratuitos em força-tarefa que ocorre até este sábado (7) na Escola Municipal Nova Olinda

Na contagem regressiva para o Dia Internacional de Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Aparecida abriu nesta sexta-feira (6) o 24º Prefeitura em Ação com uma atividade especial, pensada na proteção da mulher aparecidense. Foi uma aula de krav maga, arte marcial das mais difundidas mundialmente para defesa pessoal.

O aulão na quadra da Escola Municipal Nova Olinda, na Região Leste da cidade, chamou atenção de quem recebia os mais de 100 serviços gratuitos oferecidos no programa. Quase 40 mulheres se inscreveram no treinamento, realizado nesta manhã.

A agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida Rosângela Adão participou da aula. O objetivo dela é repassar as técnicas de defesa pessoal às mulheres que procuram assistência nas bases regionais da GCM. Aparecida tem seis dessas bases.

“Nós queremos trazer uma memória mais consciente da mulher sobre os seus direitos. E esse é um excelente momento para reunir as mulheres e ensinar a elas essas técnicas de autodefesa”, explicou a coordenadora do aulão, inspetora Do Carmo, da GCM.

A manicure Érica Cristina dos Santos, de 26 anos, entende bem de proteção. Ela está sempre na defesa dos filhos John Ítalo, 11, Kevin, 8, e Kemilly, de 6 anos.

Moradora da Vila Souza, Érica foi hoje ao Prefeitura em Ação para buscar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para John. O pré-adolescente tem deficiência visual. “Esse programa é uma iniciativa boa para o pessoal resolver os problemas perto de casa”, disse Érica. Faz três anos que ela se mudou de Rondon do Pará (PA) para Aparecida.

Consulta com oftalmologista é um dos serviços mais procurados – Foto: Claudivino Antunes

Serviços na porta de casa

Prefeito em exercício de Aparecida, Vilmar Mariano frisou que a intenção do Prefeitura em Ação é levar todos os serviços do município para perto da população, nos bairros. “O morador é atendido praticamente dentro da sua própria casa”, pontuou Vilmar. Os atendimentos gratuitos na Escola Municipal Nova Olinda seguem até este sábado (7).

O secretário de Governo, Johnathan Medeiros, elencou as principais demandas que a Prefeitura de Aparecida busca solucionar no programa. Segundo ele, consultas médicas e oftalmológicas, assistência jurídica, emissão de documentos pessoais, cadastro em programas sociais e corte de cabelo são alguns dos serviços mais procurados.

Leusa Elizar, de 45 anos, aguardava na fila hoje para fazer consulta com oftalmologista. Ela é vendedora, e mora no setor Jardim das Acácias. Na avaliação dela, o Prefeitura em Ação beneficia a comunidade também pelos serviços de limpeza e conservação feitos nas ruas dos bairros atendidos em cada uma das edições do programa.

Saiba mais

24ª edição do Prefeitura em Ação leva mais de 100 serviços aos moradores da Região do Nova Olinda