Prefeitura em Ação leva avanços de infraestrutura à Vila Maria e Cândido de Queiroz

Por Klau Bueno

28 de junho de 2018

Por Klau Bueno

28 de junho de 2018

Foto: Enio Medeiros

Ampliação, pavimentação, tapa-buraco e recapeamento de vias são destaques de mais uma edição do programa que completou um ano

A cada edição do programa Prefeitura em Ação a região escolhida da cidade recebe serviços que a transformam para sempre em todos os aspectos. Na 9ª edição do mutirão, na região da Vila Maria, garantir a trafegabilidade dos moradores com segurança e conforto tem sido uma das prioridades e por isso as equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura estão trabalhando na abertura e pavimentação de uma rua e uma avenida que ficam na divisa da Vila Maria com o Residencial Cândido de Queiroz.

A Avenida Odorico Neri, que nasce na BR-153, acabava logo depois do cruzamento com a Rua Ageu Cavalcante Lemos, na Vila Maria. A pista que antes era de terra está sendo duplicada e estendida até a Rua Onze, já no Residencial Cândido de Queiroz. Entre a Ageu Lemos e a Onze, restava uma única via sem pavimentação asfáltica. Os moradores lembram que antes o mato predominava, mas agora a realidade é outra e a nova Rua Henrique Dias, na Vila Maria, foi aberta esta semana e já estava recebendo a massa asfáltica na tarde desta quinta-feira, 28.

“Aqui estava muito perigoso, tinha usuário de droga escondido no mato. Quem desce do ponto de ônibus que fica na Avenida andava na estrada praticamente abandonada até chegar em casa. Assaltos aconteciam com frequência. Sem contar a poeira, que era demais dentro da casa da gente”, lembrou a desempregada Welika Felisardo, que por quatro anos morou na nova rua Henrique Dias e estava visitando uma amiga.

O duteiro de ar-condicionado Valdeci dos Espírito Santo e Sousa mora no cruzamento da Ageu Cavalcante Lemos com a Odorico Neri há 22 anos e também está comemorando a chegada do asfalto e a continuação da via. “Vi tudo aqui nascer e hoje ver o desenvolvimento chegar, a poeira ir embora, é muito gratificante”. Com a ampliação das vias o Desenvolvimento Urbano entra em ação na troca dos postes de iluminação pública. A madeira pouco resistente foi substituída por estacas de concreto armado.

As vias expandidas ficam bem próximas ao terreno onde está instalada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândido de Queiroz, que também está recebendo uma pista de caminhada de aproximadamente 700 metros com pavimentação que contorna todo o prédio. Na mesma área, máquinas trabalham com o objetivo de construir um campo de futebol, tornando o ambiente propício para práticas esportivas dos moradores do bairro.

Manutenção das demais vias

Continuando na prioridade de que as ruas e avenidas devem estar bem conservadas para que o tráfego dos moradores seja seguro, a Secretaria de Infraestrutura também realiza frentes de trabalho de recapeamento e tapa-buracos especialmente nos bairros atendidos durante o Prefeitura em Ação.

Desde segunda-feira, 25, quando as equipes foram enviadas para a região, quatro caminhões com oito toneladas de matéria prima para tapar buraco já foram usados. No Cândido de Queiroz, ruas como 22, 17, 13, 8, 2, 4 e 6 receberam o benefício. Já na Vila Maria, entre as vias melhoradas estão a Francisco Manoel Barbosa, Manoel Cabral da Silva e Joaquim Rosa Filho. Bairros como Parque Santa Cecília, Vila Alzira e Mont Serrat também foram beneficiados com o serviço de tapa-buracos e recapeamento.