Prefeitura em Ação no Alto Paraíso intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

Por Allan David

10 de março de 2022

Por Allan David

10 de março de 2022

Foto: Enio Medeiros

Mais de 4 mil casas e empresas estão sendo visitadas nesta semana por agentes do controle de endemias que participam deste mutirão da Prefeitura de Aparecida

A região do setor Alto Paraíso continua recebendo nesta semana diversas melhorias e benefícios, intensificados pelas equipes da Prefeitura de Aparecida, inclusive de controle de endemias, que estão no local prestando serviços do mutirão Prefeitura em Ação.

Mais de 4 mil casas e empresas estão sendo visitadas por agentes da Vigilância Ambiental responsáveis pela conscientização, pelo recolhimento de pneus abandonados e outras ações práticas de combate ao mosquito Aedes Aegypt. É o inseto transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

As visitas ocorrem o ano inteiro, regularmente, em toda a cidade. E neste 29º Prefeitura em Ação, foram intensificadas desde segunda-feira (07) no Alto Paraíso 1 e 2, Aeroporto Sul, Jardim Himalaia e outros bairros da região. Além de vistoriar os imóveis, os agentes orientam a população sobre como evitar a formação de criadouros do mosquito.

Moradora do Alto Paraíso, a dona de casa Aline Silva faz a parte dela. Sua residência foi considerada modelo na prevenção ao mosquito da dengue. “É importante ter esses cuidados porque quando tem crianças e gestantes, como é o meu caso, a chikungunya pode afetar o bebê. Esse trabalho ajuda muito porque tem gente que não cuida.”

Aline Silva (à direita) foi parabenizada pela prevenção à dengue: “Todos têm que cuidar” – Foto: Enio Medeiros

O recado de Aline vai ao encontro do alerta feito pelo coordenador de Vigilância Ambiental de Aparecida, Iron Pereira. “Muitas pessoas cuidam bem do seu imóvel, fazendo um trabalho excepcional. Mas outros negligenciam esses cuidados. Bastam 10 minutos por semana para fazer a vistoria em todo o seu imóvel”, recomendou o gestor.

As equipes do controle de endemias ensinam os moradores a checarem calhas, potes, vasos de plantas, garrafas e qualquer outro material depositado ao nível do solo que possa acumular água. Se forem encontrados focos de procriação do Aedes, a orientação é para limpar imediatamente esses objetos e superfícies.

A força-tarefa no Alto Paraíso conta com parte das 18 equipes da Vigilância Ambiental que fazem esse trabalho na cidade diariamente.

Ainda no Alto Paraíso: Prefeitura em Ação: mutirão leva serviços para bairros de Aparecida

O coordenador Iron Pereira explica, conforme o grau de infestação do mosquito da dengue, os domicílios daquela determinada região podem receber a visita dos agentes em intervalos de 30 dias. Geralmente, essas visitas ocorrem a cada 60 dias.

A cabeleireira Vanilde Portilho também abriu as portas de sua casa hoje, no Alto Paraíso, para os agentes do controle de endemias. Ela aprovou a ação. “No ano passado, eu e minha vizinha tivemos dengue. Nós fomos no Cais e logo depois as equipes vieram e dedetizaram toda a quadra para acabar com os focos da dengue”, lembrou Vanilde.

Começa nesta sexta, 11: Mutirão no Alto Paraíso neste fim de semana terá doação de animais, vacinação e oftalmologia