Prefeitura em Ação oferece mais de 100 serviços gratuitos à população da região do setor Santo André

Por Rackel Vieira

26 de julho de 2019

Por Rackel Vieira

26 de julho de 2019

Foto: Ênio Medeiros

A expectativa é que 12 mil pessoas sejam beneficiadas com atendimentos diretos nas áreas da saúde, educação, social, jurídico e outros nesta sexta-feira, 26, e sábado, 27.

Depois de muito tempo com a identidade vencida, a dona de casa Silsa Dias Viana, 67, finalmente conseguiu renovar seu documento. Ela acordou cedinho nesta sexta-feira, 26, e foi uma das primeiras pessoas a receber atendimento no mutirão de serviços da 18ª edição do Prefeitura em Ação. “Eu achei bom demais conseguir a segunda via do meu RG que já estava muito antigo, e ainda aqui pertinho da minha casa e de graça”, comentou a moradora.

Os atendimentos diretos à população da 18ª edição do Prefeitura em Ação, que atende nesta semana a região do setor Santo André, iniciados na manhã desta sexta-feira, 26, seguem até este sábado, 27. Os serviços estão sendo ofertados gratuitamente das 8h às 14h no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Barbosa da Costa, situada na Rua Ituiutaba esquina com a Rua Engenheiro Luis Pargendler, no Setor Santo André.

O mutirão deve beneficiar cerca de 12 mil pessoas diretamente com serviços de assessoria jurídica, cadastro para os programas sociais como o Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, emissão de identidade, atendimento odontológico e corte de cabelo, distribuição de mudas, fotos 3×4, consulta de oftalmologia, atividades recreativas para as crianças e outros serviços.

O aposentado Edson Paulo da Silva, de 70 anos, aproveitou os serviços na porta da sua casa para fazer o cartão do idoso, trocar a identidade e fazer cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS). “ Esse projeto é muito bom e prático, são ótimos serviços que vão ajudar muitas pessoas carentes”, comentou. Caroline de Oliveira, de 28 anos, foi em busca de uma série de serviços. “Aqui tem tudo que estava precisando. Trouxe meu filho para fazer uma consulta com um oftalmologista, aproveitei para atualizar meu cadastro no bolsa família e ainda dar entrada no casamento civil”, disse a moradora do setor Ipanema.

O prefeito Gustavo Mendanha compartilhou a alegria de estar realizando mais uma edição do programa, que também foi criado para aproximar a administração municipal da população. “Para mim como prefeito chegar até aqui e alcançar milhares de pessoas de uma só vez, é muito gratificante. Além de tudo tenho a oportunidade de estar mais próximo da população, ouvir o anseio de cada um e assim buscar soluções para os problemas da comunidade. A cada edição trabalhamos gradativamente para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores de todos os bairros da cidade”, ressaltou o prefeito.

Ao todo são 125 serviços totalmente gratuitos que beneficiam os moradores de 11 bairros da região, sendo eles Santo André, Jardim Ipanema, Jardim Cristal, Jardim Rio Grande, Jardim Esplanada, Jardim Copacabana, Residencial Solar Garden, Setor Araguaia, Maria Luiza, Solar Central Park e Pampulha. “Todas as secretarias da Prefeitura se mobilizam para estar aqui, além de parceiros como Polícia Civil, Sebrae, Câmara Municipal, Tribunal de Justiça eleitoral (TRE), Instituto de Beleza Audlux, Correios, Unifan, Enel, entre outros. Entre os serviços mais procurados estão o de Odontologia, Oftalmologia e Bolsa Família”, pontuou.

Serviços – Desde o início da semana, 11 bairros foram contemplados com roçagem, limpeza dos lotes e varrição de ruas, recuperação de meio-fio, tapa-buraco, recapeamento, troca de lâmpadas, manutenção da sinalização de trânsito e retirada de entulhos. Esses serviços beneficiarão cerca de 20 mil moradores dos bairros Santo André, Jardim Ipanema, Jardim Cristal, Jardim Rio Grande, Jardim Esplanada, Jardim Copacabana, Residencial Solar Garden, Setor Araguaia, Maria Luiza, Solar Central Park e Pampulha. Dentro da programação desta 18ª edição, a população contou também com as ações de combate à dengue em todas as residências e comércios dos 11 bairros.

Homenagem

Dentro da programação desta 18ª edição, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia preparou, na noite desta quinta-feira, 25, uma homenagem aos líderes comunitários e pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da região do setor Santo André. O prefeito Gustavo Mendanha juntamente dos vereadores Hilário Giacomet (PSB), Elias Junior (PDT), Mazinho do Madre Germana (SD) e Willian Panda (PCdoB), realizaram a entrega de 80 certificados de reconhecimento aos serviços prestados pelos moradores mais antigos e atuantes dos bairros beneficiados.

“Este é um momento de reconhecer aqueles que contribuíram com a construção da história desta região e da nossa cidade. Cada um desses moradores realizou um trabalho importante para nossa sociedade. Fizemos questão de homenagear aqueles contribuíram de alguma forma seja a pessoa que fura cisternas, o guarda civil que patrulha o setor, a enfermeira, o professor, das pessoas mais simples que varreram as ruas dessa região, todos devem ser lembrados e homenageados”, destocou o prefeito Gustavo Mendanha.

Entre os mais de 80 homenageados estava o Rodney Rodrigues Lisboa, 30 anos, que mora há mais de 20 anos no setor Santo André. “Eu amo meu bairro, minha cidade, foi aqui que cresci e hoje faço questão de contribuir de alguma forma no meu setor. Eu ajudo promovendo eventos voltado às crianças, trabalho na questão de evangelização, convívio social e principalmente entretenimentos para afastá-los dos perigos das ruas. Para mim é uma grande honra estar recebendo essa homenagem”, disse.