Prefeitura em Ação recolhe mais de 400 toneladas de lixo e entulho

Por Rackel Vieira e Solange Araújo

12 de janeiro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), os moradores da região contarão com vacinação, testagem e atualização do CadÚnico na Escola Municipal Ari Caetano

A prefeitura de Aparecida está realizando durante toda esta semana o mutirão de serviços Prefeitura em Ação. A 26ª edição da ação atende o setor Mansões Paraíso e região com trabalhos nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento urbano, trânsito e saúde. E na sexta-feira e sábado, 14 e 15, a Escola Municipal Ari Caetano, que fica no setor Cidade Vera Cruz, será posto de vacinação, testagem e de atualização do Cadastro Único.  Os atendimentos serão das 8h às 17h na sexta e das 8h às 12h no sábado.

“Para evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação da Covid, nesta edição não serão ofertados mais de 100 serviços dois dias de mutirões, mas apenas os serviços mais urgentes, como atualização do CadÚnico para famílias que desejam acessar o Auxílio Brasil e testagem e vacinação”, comentou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

De segunda-feira (10) até esta quarta-feira (12), foram recolhidas cerca de 460 toneladas de lixos e entulhos, dezenas de ruas receberam serviços de tapa-buracos, 120 bocas de lobos foram limpas e ilhas, canteiros e lotes baldios de cinco bairros foram roçados.  “O mutirão visa atender demandas da região e promover melhor qualidade de vida aos moradores. As equipes estão nas ruas diariamente, mas durante o mutirão, elas se deslocam para uma região e realizam serviços importantes na promoção da dignidade aos moradores”, pontuou ainda o prefeito.

Marilene Machado, moradora da Rua H-152, do setor Morada dos Pássaros, acompanhou os trabalhos das equipes de roçagem no canteiro central em frente à sua casa e falou da importância do serviço. “Acho muito importante, a porta da gente fica limpinha, um ambiente asseado, evita inseto, até mesmo porque nesse período de chuva esta da dando muitos casos de dengue, então a limpeza é muito útil e traz muitos benefícios para nós”, comemorou.

O morador da Rua J-01 do setor Mansões Paraíso, Marcos Pereira dos Santos, disse que a manutenção das vias é importante para melhorar o tráfego de veículos. “É uma boa. Sempre tem alguém arrumando. Eu acho Aparecida bem organizada e está de parabéns”, comentou o morador.

Combate ao Aedes

As equipes do Mutirão de Combate à Dengue trabalham durante essa semana, na região do Mansões Paraíso. A ação, que faz parte dos serviços oferecidos pelo Prefeitura em Ação que atua na região, inspeciona as residências e orienta os moradores sobre os cuidados com o acumulo de água e focos Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com o coordenador de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde, Iron Pereira, o trabalho feito pelas equipes em parceria com a Vigilância Sanitária, contribuiu para a diminuição de casos de dengue nos setores Jardim Tiradentes, Colina Azul e Independência Mansões. “Nosso trabalho de orientação, inspeção nas casas e remoção de pneus, ajudou na redução de casos de dengue em bairros em que intensificamos as ações. Por isso é importante que os moradores façam a manutenção em suas residências, limpeza das calhas, tambores e todo material que possa acumular água”, destacou.

Salustiano Batalha, 82, entende bem do assunto e mantém o quintal limpo e livre do mosquito da dengue. “É um trabalho importante e necessário, porque assim ajuda a acabar com a dengue. Todo mundo pode cuidar e zelar de sua casa. Aqui não deixo água parada, e olho sempre”, comentou o morador. Rosa Helena Barbosa, 69, cuida bem do seu quintal, não deixa água parada, e mesmo assim foi diagnosticada com dengue. Segundo a dona de casa, lotes vizinhos que não recebem atenção dos proprietários, podem ser a causa. “Eu cuido do meu lote e ainda assim peguei dengue por que (na vizinhança) tem muito lote vago, sujo que a gente tem que pedir para os proprietários limparem”, comenta.

Além da inspeção domiciliar, coletar pneus e orientar os moradores sobre os cuidados básicos de prevenção à proliferação do mosquito, os agentes da SMS também pulverizam os imóveis com inseticida para interromper a cadeia de produção do Aedes Aegypti. Nos locais com criadouros e focos do mosquito, os moradores serão notificados e deverão, em tempo determinado pela SMS, resolver o problema. Caso contrário, serão autuados.

De acordo com dados da SMS, Aparecida contabilizou 185 casos de dengue nas duas semanas de janeiro. Jardim Tiradentes (44), Buriti Sereno (28); Independência Mansões (14); Setor Garavelo, Jardim Itapuã (10), são os bairros com maior número de casos registrados.