Prefeitura em Ação reúne milhares em mutirão de prestação de serviços

Por Allan David

25 de janeiro de 2020

Por Allan David

25 de janeiro de 2020

Foto: Wigor Vieira

Até o tempo abraçou o projeto Prefeitura em Ação. Não tinha nada combinado hoje com a meteorologia, mas a trégua da chuva neste sábado, bem no início da manhã, mostrou que os ventos sopram a favor da população de Aparecida. Deu tempo de todo mundo chegar com tranquilidade à Escola Municipal Ari Caetano, no Cidade Vera Cruz. E aí cada um fez uso dos mais de 120 serviços que estavam sendo prestados lá desde ontem, no 1º dia de atendimentos.

O servente de pedreiro Geraldo Marcelo Alves, que mora no Jardim Itapuã, era só expectativa. Ele estava confiante de que sua filha Ketelyn Aline, de 19 anos, sairia do mutirão já com encaminhamento para o mercado de trabalho. A jovem cursa faculdade de direito e sonha em ser juíza. O primeiro passo ela deu hoje colocando seu currículo à disposição no Sine.

Geraldo é do tipo de pessoa que não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje. Por isso, ele mobilizou também a esposa, a doméstica Jucimar Alves, para que ela aproveitasse o Prefeitura em Ação para fazer a segunda via do CPF e outros serviços burocráticos.

Enquanto Ketelyn e Jucimar eram atendidas, Geraldo aguardava na fila para fazer exame oftalmológico. “É louvável essa ação da Prefeitura [de Aparecida] porque ajuda muito quem não pode gastar com Uber ou ônibus para ir resolver essas coisas. Evita esses gastos”, resumiu ele.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, que representou o prefeito Gustavo Mendanha hoje, disse que a proposta do Prefeitura em Ação de levar todos esses serviços para perto dos moradores é a própria modernidade. “É a Prefeitura indo ao encontro da população para poder sentir efetivamente as principais necessidades e daí aplicar melhor os recursos oriundos dos impostos”, declarou Veter enquanto cumprimentava populares.

Vice-prefeito Veter Martins (ao centro) conferiu de perto as atividades de entretenimento para crianças e jovens – Foto: Rodrigo Estrela

Qualidade de vida

Empresário em Aparecida há 14 anos, Agnaldo Vicente da Silva era uma das quase 10 mil pessoas que foram atendidas nesta 22ª edição do Prefeitura em Ação. Ele saiu do Jardim Buriti Sereno para tirar dúvidas de um financiamento que pretende fazer para expandir sua empresa. Agnaldo está cheio de ideias para sua firma de reciclagem de materiais ferrosos e não ferrosos.

O secretário de Governo, Johnathan Medeiros, vê no exemplo de Agnaldo o reflexo dos resultados práticos que o Prefeitura em Ação busca gerar para a comunidade. É que, para Johnathan, “o Prefeitura em Ação trata a qualidade de vida das pessoas, com o prefeito indo in loco, escutando as demandas e já dando uma resposta imediata naquela região. Tudo é feito pensando não somente em cidades, mas, mais do que tudo, em pessoas”, garantiu o secretário.

Exame oftalmológico era um dos serviços mais concorridos neste sábado, 25 – Foto: Wigor Vieira

500 mil atendimentos

Desde que passou a ocorrer, em junho de 2017, o Prefeitura em Ação já fez cerca de 500 mil atendimentos diretos e indiretos. Para alcançar uma produtividade ainda maior, beneficiando mais pessoas, o programa passará a ser realizado neste ano a cada 20 dias e não mais uma vez ao mês. Foi o que voltou a confirmar hoje o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.

O carpinteiro aposentado José Batista Campos, de 72 anos, voltou para casa feliz com essa notícia. E ele tinha mais motivos para comemorar. Um exame feito hoje no Prefeitura em Ação mostrou que a pressão arterial do senhor José está melhor do nunca. “Está tudo certo, uma beleza!”, celebrou ele, que mora no Cidade Vera Cruz I. Era a injeção de ânimo que o senhor José precisava para enfrentar a chuva, que àquela altura já não estava mais de bom humor.

Sinergia no poder público

Vereador representante do Cidade Vera Cruz e região, Ataídes Neguinho (PSDB) afirmou que o Poder Executivo de Aparecida pode contar com a parceria dos vereadores para seguir realizando novas edições do Prefeitura em Ação. “Quem ganha com essa sinergia entre os Poderes é a população”, finalizou o parlamentar.

Relembre esse 1º Prefeitura em Ação de 2020:

Prefeitura em Ação atenderá cerca de 10 mil pessoas neste fim de semana

Aparecida oferece mais de 120 serviços gratuitos em mutirão nesta sexta e sábado

Moradores do Morada dos Pássaros e região são homenageados durante Prefeitura em Ação

Serviços de manutenção e limpeza são intensificados na região do Morada dos Pássaro