Prefeitura, empresas e ABL firmam parceria para implantação do Complexo Empresarial de Aparecida

Por Lígia Mariani

17 de janeiro de 2018

Por Lígia Mariani

17 de janeiro de 2018

Foto: Enio Medeiros

Parceria público-privada permitirá criação do Complexo Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) para atender o setor produtivo de Goiás, além de polos atacadista e de hortifrutigranjeiros.

Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 17, na sala de reuniões, o termo de parceria entre Prefeitura, empresas e o Aparecida Business Log (ABL) para implantação do Centro Logístico de Aparecida. “Este projeto é um marco para Goiás e, tenho certeza, será referência para todo o País. Estamos juntos nisso, não só como gestor, mas como morador e um entusiasta no crescimento deste município”, enfatizou o prefeito Gustavo Mendanha. “Agradeço esta parceria com todas as empresas aqui presentes e tenho certeza de que vocês contribuirão e muito com este projeto. Caminharemos de mãos dadas em busca de boas iniciativas que beneficiem nossa população”, completou o prefeito que estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins.

Como mediador da reunião, o ex-deputado Federal e ex-secretário de Governo de Aparecida, Euler Morais salientou durante a reunião a magnitude do empreendimento e os benefícios que trará para a cidade e o Estado. “O apoio da administração do prefeito Gustavo Mendanha e a parceria firmada hoje, assegura a implantação e consolidação do Complexo na cidade. Um empreendimento de intenso desenvolvimento social que beneficiará não só Aparecida, como também o estado de Goiás, empresas e trabalhadores com a abertura de vagas”, comentou o ex-secretário. Também participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Afonso Boaventura e o Procurador do município, Fábio Camargo, além dos secretários Cleomar Rocha (Ciência e Tecnologia) e Einstein Paniago (Transparência).

Durante a reunião, o diretor do Aparecida Business Log, Júlio Silveira, parabenizou a agilidade do poder público de Aparecida para concretização do empreendimento. “Estamos gratos com todo apoio que a prefeitura tem dado ao empreendimento. Nós percebemos que essa parceria vai permitir a fluidez da implantação do ABL que deverá gerar cerca de 15 mil empregos diretos com valores de remuneração bem adequado”, agradeceu o investidor ao lado de representantes legais das empresas que assinaram o termo de parceria.

Apoio – Além de doar a área, a administração municipal também entra em cena articulando incentivos fiscais e dando celeridade a questões como Processo de Licenciamento Ambiental. Fica responsável ainda por obras de urbanização, como asfalto e viabilização do fornecimento de água e energia elétrica. A expectativa é que o Aparecida Business Log, que deve começar a funcionar na região Leste de Aparecida a partir de 2021, receba investimentos da ordem de R$ 2 bilhões e que gere pelo menos 15 mil empregos diretos e oito mil indiretos.

A previsão dos empresários é que ainda este semestre  já deve ser assinado o primeiro contrato para a futura instalação, no ABL, da usina fotovoltaica que funcionará no local. O empreendimento ocupará uma área de 1,8 milhão de metros quadrados na região leste do município e serão investidos mais de R$ 1,5 bilhão oriundo da empresa privada. É necessária ainda a retirada do Complexo Prisional de Aparecida, ação conjunta com o Governo Estadual por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego).

PARCEIROS – Entre as empresas que assinaram os termos de parceria estão a Saborelle Distribuição LTDA; BC Serviços Importação e Exportação Eirellime; Soluções em Negócios Inteligentes S/A (SOLUTI); Garbalos Comando Segurança LTDA; e Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas).

O PROJETO – Em outubro de 2016, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela sancionou a Lei Municipal nº 3.333/16 que acelera o início da implantação do empreendimento. Desde o inicio de seu mandato, o atual prefeito Gustavo Mendanha tem buscado recursos junto ao Governo Estadual para garantir o fornecimento de água tratada na região, além de projetos para construção de asfalto e toda a infraestrutura necessária.

“Existem hoje no Brasil, cerca de 40 CLIAs funcionando muito bem. Mas Aparecida tem uma vantagem enorme, que é a localização e uma área de porte que poderá atender todo o segmento atacadista que se expreme em centros já saturados como na região Campinas em Goiânia, o de hortifrutigranjeiros e o volume de importação e exportação do nosso Estado. Ou seja, agrupada ao CLIA, toda essa estrutura propiciará um novo salto da nossa Economia”, finalizou o prefeito Gustavo Mendanha.

O CLIA tem como principal objetivo fortalecer as relações de exportação e importação de produtos do município e em seus arredores. Já o Polo de Distribuição Hortifrutigranjeiro visa atender a gigantesca demanda por espaço e ampliação do volume de negócios neste seguimento. Enquanto que o Polo de Distribuição de Comércio e Atacadista nasce para sanar de vez todas as necessidades dos atacadistas, inclusive, melhorando a logística com o mercado Hortifrutigranjeiro.

O Aparecida Business Log será composto por quatro estruturas integradas: o Polo de Distribuição e Comércio Atacadista; o Polo de Distribuição Hortifrutigranjeiro; Setor Supermercadista; e o principal deles, o Complexo Logístico Industrial Alfandegário (CLIA). Possuirá também, áreas de uso compartilhado que contempla o seguro de comércios e serviços de apoio. O complexo conta ainda com edificações de escritórios e o setor administrativo da plataforma.