Prefeitura entrega CMEI para moradores do Setor Comendador Walmor

Por Juliana Fulquim

26 de novembro de 2022

Foto: Jhonney Macena

A nova unidade contará com 200 vagas para alunos da Educação Infantil, que já iniciarão o ano de 2023 matriculados

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Educação, já conta com mais um CMEI para atender crianças em idades de creche e pré-escola. A nova unidade está localizada no Setor Comendador Walmor, ao lado da EMEI Darcy Ribeiro. A inauguração da nova unidade foi realizada na manhã de sábado, 26, pelo prefeito Vilmar Mariano, secretário de Educação, professor Divino Gustavo, além de vereadores, secretários municipais e comunidade local. A cerimônia contou com apresentações da Banda Sinfônica de Aparecida e de crianças da Educação Infantil.

O novo prédio irá abrigar cerca de 200 crianças com idades entre seis meses e cinco anos e meio, matriculadas em turmas de todos os Agrupamentos. “É uma satisfação poder entregar esse benefício para as famílias desta região. Temos certeza de que as crianças que aqui estiverem a partir do próximo ano estarão seguras, permitindo que suas mães possam ter a tranquilidade no trabalho, tendo a certeza de que seus filhos estarão recebendo a atenção necessária”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

Para o secretário Divino Gustavo, a felicidade é em dobro, por saber que os alunos estarão em um ambiente todo preparado para elas, mas principalmente por todo o ensino que elas terão a partir do próximo ano. “Saber que estas crianças poderão sair daqui já conhecendo as letras, em processo de alfabetização, é muito emocionante para mim. Que nos próximos anos possamos inaugurar novos CMEIs”, comentou.

O CMEI Joaquim Gonçalves de Oliveira, cujo nome é uma homenagem a um morador pioneiro da região, foi edificado sobre as antigas ruínas de um apêndice abandonado do então KAIC Darcy Ribeiro, instituição escolar que antes estava sob a administração do Governo Estadual, mas que foi repassada para a Prefeitura de Aparecida em 2020 e transformada na 5ª Escola Municipal de Educação Integral (EMEI).

A doméstica Adelina Osório Lima, 35, está na torcida para conseguir matricular suas duas crianças na Educação Infantil. Mãe solo, com um menino de quatro anos e uma bebê de dez meses, ela acredita que poderá melhorar a qualidade de vida a partir do momento que conseguir matriculá-los. “Eu pago babá para olhar meus filhos e será uma economia e também a garantia de que os dois estarão seguros”, comentou.

A prefeitura investiu quase 1,3 milhão de reais na construção do CMEI Joaquim Gonçalves de Oliveira. A área edificada é de aproximadamente 1.200 metros quadrados, e possui salas de aula equipadas de mobiliário e de aparelhos de ar condicionado. Cada sala possui também um espaço interno onde funcionam os banheiros com duchas e vasos sanitários.

Além disso, a unidade conta com berçário, lactário, cozinha, lavanderia e parquinho de diversão. “Com esse CMEI estamos dizendo para a população, e em especial para a população do Colina Azul, Comendador Walmor e Setor dos Estados, entre outros, que estamos preocupados em oferecer serviço de qualidade para as crianças de Aparecida”, arrematou o prefeito Vilmar Mariano.

A inauguração foi prestigiada pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha, deputado federal Professor Alcides (PL), deputado estadual Veter Martins (Patriota), vereadores Arnaldo Leite (MDB), Vencerlino Amendoim (PDT), Isaac Martins (Patriota), Diony Nery (PSDB) e pelos secretários municipais Erick Magalhães (Cultura), Avelino Marinho (Ação Integrada), Carlos Moreira (Articulação Metropolitana), Ozéias Laurentino (Comunicação), Aldivo Araújo (Desenvolvimento Urbano), Gerfeson Aragão (Esporte), Ubiraci Silva (Habitação), Roberto Cândido (Segurança Pública) e secretária de Assitência Social, Sulnara Santana.